google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Destaques / Cachaça Fubá se associa a distribuidora irlandesa e busca novos mercados

Cachaça Fubá se associa a distribuidora irlandesa e busca novos mercados

Você pode não conhecer a Cachaça Fubá, mas ela é a cachaça líder de um mercado, o da Irlanda, com 4 milhões de habitantes. Está por lá há nove anos e marca presença nos principais bares da capital do país, Dublin.

A novidade é que a marca, capitaneada pelo bartender Rafael Agapito, santista radicado na cidade de James Joyce, se prepara para um salto importante. Depois de ganhar maturidade trabalhando um mercado pequeno, vai em busca da expansão. Para isso, acaba de se associar a uma distribuidora com sede irlandesa e presença global, a Intrepid Spirits.

“Nós conseguimos desenvolver um mercado para a cachaça na Irlanda”, contou Rafael ao Devotos, falando desde Dublin. “Mas conseguir isso apenas com nossas forças em outros mercados é mais difícil. A Intrepid vai ajudar a levar a Cachaça Fubá aos mercados mais competitivos, como EUA, China e Japão”.

A Cachaça Fubá é produzida em Monte Verde (MG). É uma cachaça branca, bidestilada, com 40% de teor alcoólico, voltada principalmente para o mercado de coquetelaria. É comercializada a preços em torno de 25 euros (R$ 156).

“Não havia marcas de cachaça artesanal na Irlanda e eu, na minha atividade de bartender, queria fazer drinques com cachaça. Entrei em contato com algumas marcas, mas não houve interesse de investir em um novo mercado. Queriam apenas vender, não investir”, conta o empreendedor. “Pensei que, se fosse para investir meu tempo e dinheiro sem o apoio das marcas, era melhor criar a minha própria e controlar qualidade, branding, etc…”

Rafael veio para o Brasil e desenvolveu sua “receita” própria. “A ideia era que o sabor da cachaça não ficasse escondido pelas frutas e xaropes”, diz.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as novidades do Devotos no seu e-mail. Clique aqui

Cachaça Fubá vai a Xangai

No mesmo ano de lançamento, a Fubá já era a líder no mercado irlandês. “Conseguimos, com base em networking e preço competitivo, desenvolver a marca e o mercado da cachaça como um todo. Em 2015, as vendas totais de cachaça na Irlanda eram quatro vezes maiores que em 2010”, conta.

A Cachaça Fubá teve na embaixada brasileira local uma boa parceira em vários eventos, inclusive um ‘Caipirinha Month’. Para esse ano, aconteceria uma ‘Brazilian Week’ em Dublin, mas a pandemia adiou os planos.

Agora, a estrutura da Intrepid, com escritórios em Dublin, Xangai, San Francisco e Chicago e um portfólio bem criativo e abrangente, com marcas próprias e contratos de distribuição, vai ser usada para espalhar a Cachaça Fubá pelo mundo. “Continuo como sócio e vou liderar o desenvolvimento da marca”, diz Rafael. “Teremos novos produtos no ano que vem e vamos levá-los para EUA, Ásia, África do Sul e Europa. Estamos só começando.”

Em um comunicado, John Ralph, CEO da Intrepid Spirits, disse que a equipe está animada para trabalhar com “Raf e a fantástica marca que é a Fubá, com seu forte compromisso com a sustentabilidade”.

O lance da Intrepid Spirits é trafegar sem medo pelas mais diversas categorias de destilados, continentes e culturas. A Cachaça Fubá se encaixa perfeitamente nessa estratégia”, disse o executivo.

Por Dirley Fernandes

Leia mais notícias e informações sobre o setor de cachaça clicando aqui.

Curtiu? Então, vista a camisa do Devotos

Vá a nossa loja e encomende a sua camiseta do Devotos da Cachaça. Assim, você vai estar nos ajudando a levar mais informação sobre cachaça para o Brasil e o mundo. Clique no link.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair