google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Destaques / Cachaça ganha espaço na TV com quadro apresentado por Sidnei Maschio
Foto: Mateus Verzola

Cachaça ganha espaço na TV com quadro apresentado por Sidnei Maschio

O jornalista Sidnei Maschio é o titular de um novo quadro no programa Bem da Terra, do canal Terraviva. O espaço dedicado ao nosso destilado foi batizado de ‘Segredos do Alambique’ e é apresentado todas as quintas-feiras, entrando no ar por volta de 9h30, dentro do programa Bem da Terra, que começa às 8h30. A estreia foi no dia 13 de agosto.

Trata-se do único espaço dedicado exclusivamente à cachaça na TV brasileira. “Minha intenção é colaborar para que mais e mais brasileiros tenham orgulho da nossa cachaça, como a gente tem”, diz Sidnei sobre o quadro. O Terraviva é sintonizado no canal 183 na Net e na Claro TV, 163 na Sky, 178 na Oi TV e na parabólica.

Sidnei Maschio é jornalista há 40 anos, com larga experiência em cobertura do setor rural, em especial no segmento da pecuária. Depois de passar pelo Estadão e pelo Jornal da Tarde, foi para a televisão, com passagem marcante pelo programa Globo Rural.

Desde 2005, ele é editor e apresentador do programa Terraviva DBO na TV, que vai ao ar de segunda a sexta-feira no canal de agronegócios da Band. No programa, ele pontifica misturando preços de boi gordo com poemas caipiras, uma fórmula exclusiva desse paulista de Assis.

Sim, porque além de jornalista, Sidnei é poeta, com três livros lançados (todos com o singelo nome ‘Versinhos de Caipira’). Sua seara é, portanto, a poesia interiorana, ligada à terra e ao falar típico do mundo caipira. O caboclo canta as lembranças das terras onde nasceu e cresceu e as reminiscências de um mundo rural mítico tão característico dos territórios onde reina o dialeto caipira – esse mundo que se espalha pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, alcançando áreas do Paraná e Goiás e entrando pelos Matos Grossos.

Além disso, Sidnei Maschio é um colecionador de cachaça do mais alto gabarito, com um acervo de cerca de duas mil cachaças, e degustador iniciado nas artes dos aromas e sabores. Desde 2013, é integrante da Cúpula da Cachaça.

No ‘Segredos de Alambique’, Sidnei pretende falar principalmente com os produtores rurais, público-alvo do Terraviva, e conquistar, por meio da informação, mais devotos para o mundo da cachaça.

Estamos falando de um setor que movimenta os negócios no campo e garante muitos empregos”, disse Renata Maron, que comanda o Bem da Terra, celebrando a criação do quadro.

É uma agroindústria importante; e cachaça é mais que economia, é cultura, é sobretudo uma bebida que tem o espírito brasileiro”, completou Sidnei. “A gente pode considerar a cachaça como uma parte fundamental da identidade nacional”.

No programa dessa quinta-feira (27/08), Sidnei vai abordar o envelhecimento da cachaça. Nos programas seguintes, estão planejados temas como blendagem e comercialização. Também estão previstas participações de outros especialistas.

“É mais um espaço que a gente consegue para o nosso destilado. A gente vai batalhando. E tem tanta coisa para falar sobre cachaça que o tempo do quadro (cerca de dez minutos) vai ficar é pequeno”, diz o cúpulo.

Por Dirley Fernandes

Leia mais notícias e informações sobre o setor de cachaça clicando aqui.

Vista a camisa do Devotos

Vá a nossa loja e encomende a sua camiseta do Devotos da Cachaça. Assim, você vai estar nos ajudando a levar mais informação sobre cachaça para o Brasil e o mundo. Clique no link.

 

3 Comentários

  1. Parabéns, Sidnei, pela nobre iniciativa do programa em prol da divulgação da cachaça.
    Fica o convite para visitar o meu alambique, em Paraibuna/SP: Alambique Canabella.

  2. Muito obrigado, Willy, parabéns pelo excelente trabalho e pela qualidade da Canabella!
    Assim que a pandemia de deixar sair de casa, vou aceitar o seu convite com o máximo prazer.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair