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Milton Lima leva degustações de cachaça para a casa do devoto

A peregrinação à Cachaçaria Macaúva, em Analândia (SP), que recebe devotos de todo o Brasil em busca das cachaças escolhidas para a casa por seu proprietário, o colecionador e membro da Cúpula da Cachaça Milton Lima, está paralisada desde março.

Duas semanas depois de receber o oitavo encontro da Cúpula da Cachaça, veio a pandemia e Milton teve que passar o cadeado na pousada e na cachaçaria, que tem a mellhor carta de cachaças do Brasil e foi premiada quatro vezes pela revista Prazeres da Mesa como uma das melhores cartas de bebidas do país.

Mas, se o devoto não pode ir à cachaça, a cachaça que vá ao devoto. Assim, Milton Lima bolou o projeto ‘Cachaça em Casa: degustando com Milton Lima’.

A proposta é fazer o que o cúpulo normalmente faz na Macaúva: ajudar o devoto a beber bem, sabendo o que está fazendo e com muita informação sobre cada cachaça que está degustando. “Eu gosto de colocar cachaça na boca das pessoas, mostrar a diversidade. Então foi uma coisa óbvia”.

Mas o empurrão que levou Milton a acelerar o projeto foi dado por uma turma de senhoras de São Carlos (SP). “Tem uma agência da hora, a Nômade, de São Carlos (SP). Por meio deles, eu faço uma degustação todos os anos com umas 30 senhoras. É a mais legal de todas as degustações, com o público mais focado e participativo. O pessoal de lá me falou: ‘Pô, esse ano não vai ter…’ e eu disse: ‘Não, vamos fazer…’ Aí, a partir disso, montei um kit para fazer a degustação virtualmente. Daí, resolvi levar o kit para um público maior”.

O kit só tem pérolas da produção brasileira, como seria de se esperar. São seis garrafinhas de 40 ml de cachaças de seis estados diferentes com cinco madeiras brasileiras, além de uma branquinha que só passa pelo inox.

A proposta é que as cachaças sejam degustadas na sequência, em encontros via Zoom ou Google Meeting, com o próprio Milton Lima, que fará a apresentação de cada uma e orientará o processo, criando uma experiência sensorial. “Os grupos terão de uma a dez pessoas. Seis, contando comigo, é o número ideal, porque dá para todo mundo ver o outro. Mas vai ser personalizado. No dia e hora que for melhor para cada pessoa”, conta.

O passeio começa pela Cachaça Tiê, de Aiuruoca (MG), que foi eleita a melhor branquinha do país no IV Ranking Cúpula da Cachaça. Em seguida, vem a Sapucaia, de Pirassununga (SP), que estagia dois anos em amendoim. A terceira é uma umburana mato-grossense, a Caminhos de Santiago, de Santiago do Norte.

Na segunda parte da experiência, a baiana Poço da Pedra, de Caculé (BA), revela as belezas do bálsamo. A maranhense Reserva do Zito, em ipê, mostra seu paladar defumado e a Santa Terezinha, de Marechal Floriano (ES) encerra a festa com o toque de especiarias do sassafrás.

Para comprar as cachaças do kit em tamanho maior, clique aqui.

O kit ainda vem com a roda de aromas criada pelo Mapa da Cachaça para auxiliar a percepção de aromas e sabores de cada cachaça, e um copinho de cachaça. Todo o pacote sai por R$ 80, mais os custos da postagem.

“A recepção tem sido bacana. São apenas 100 kits, mas já foram 30 em apenas uma semana. Ou seja, já estou pensando em que cachaças vou botar na segunda edição. Diversidade não falta”, diz Milton, envolvido com a logística dos envios dos kits.

Para participar da experiência, entre em contato com Milton Lima por mensagem no Instagram.

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