google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Destaques / Spirits Selection 2020 confirmado e com inscrições prorrogadas
Spirits Selection

Spirits Selection 2020 confirmado e com inscrições prorrogadas

A pandemia mudou a data e a sede do Spirits Selection 2020, mas a 27ª edição desse concurso que é uma das principais referências do mercado global de destilados está confirmada ainda para 2020. Os produtores de cachaça que queiram participar da competição, com isso, ganharam mais dois meses para realizar sua inscrição.

Para o produtor de destilados, há uma facilidade a mais em relação aos anos anteriores: as amostras podem ser entregues no Brasil, o que tende a aliviar os custos da participação.

O início do Spirits Selection 2020 estava agendado para 18 de agosto e seria aqui do lado, em Barranquila, na Colômbia. Apesar de o país estar bem melhor do que o Brasil em termos de contaminação de Covid 19 por habitante, a organização do concurso preferiu levar o evento para um ambiente mais controlado, na cidade que sedia a empresa organizadora: Bruxelas, na Bélgica.

A nova data do concurso é o período de 30 de outubro a 1º de novembro. Com isso, as inscrições que teriam se encerrado em junho foram prorrogadas até 30 de setembro.

O preço da inscrição dos produtos começa em 186 euros – valor referente a uma amostra. As amostras podem ser enviadas a um depósito em Embu das Artes (SP) – com uma taxa adicional de 40 euros por amostra.

A competição, anual e itinerante, surgiu em 2003 como extensão do Concours Mondial de Bruxelles, uma das mais representativas competições do mercado de vinhos.

A cachaça tem marcado sua presença com premiações expressivas nos anos mais recentes. Leia aqui sobre o resultado do ano passado.

Para se ter uma ideia da abrangência da competição, em 2018, cerca de 1,3 mil destilados de cerca de 50 países, incluindo em torno de 130 cachaças, foram avaliados pelo painel de 76 jurados de 26 nacionalidades.

Os melhores produtos são premiados com medalhas que podem ser de prata, ouro e grande ouro (grand gold). Também há troféus para produtos considerados Revelação e para o melhor rótulo orgânico da competição.

Spirits Selection 2020: como se inscrever

A inscrição no concurso é realizada via online, por meio do preenchimento de um formulário que é encontrado no site do concurso. O Spirits Selection tem um embaixador no Brasil: Maurício Maia, da Cúpula da Cachaça, que é também jurado do certame. E ele está disponível para orientações e para esclarecer dúvidas pelo e-mail mauricio@ocachacier.com.

Concursos – nacionais ou internacionais – funcionam como certificações para o produto tanto no mercado nacional quanto no externo. São especialmente importantes para uma categoria tão fragmentada quanto a cachaça e na qual o consumidor dispõe de pouca informação, inclusive por parte das marcas – com sites, no mais das vezes, desatualizados e pouco informativos.

Também é importante que a cachaça seja comparada e conviva com os demais destilados globais, se dando a conhecer a especialistas do nível dos que formam os painéis do Spirits Selection e dos que tomam conhecimento dos resultados do concurso. Esse é um degrau fundamental para o aumento da até aqui modestíssima presença da cachaça no mercado externo.

Leia mais sobre as edições passadas do Spirits Selection.

Leia mais notícias sobre cachaça.

Por Dirley Fernandes

Vista a camisa do Devotos

Vá a nossa loja e encomende a sua camiseta do Devotos da Cachaça. Assim, você vai estar nos ajudando a levar mais informação sobre cachaça para o Brasil e o mundo. Clique no link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair