google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Destaques / Cachaça Cavaco, a primeira 100% brasiliense, estreia em julho

Cachaça Cavaco, a primeira 100% brasiliense, estreia em julho

Josafá Cavalcante, médico do trabalho e ginecologista, fez a vida em Brasília, onde criou três filhos: Igor, Diogo e Vitor. Mas nunca saiu da memória de suas retinas o ondular dos canaviais das Alagoas, sua terra natal de solo fértil e cana farta. A lembrança da brisa fresca e da garapa doce fez com que ele e os filhos criassem a Cachaça Cavaco, a primeira cachaça totalmente elaborada em terras do Distrito Federal, que chega às lojas em julho.

Josafá e os filhos produzem a cachaça na Fazenda Cavaco – nome que remete à fazenda que povoa as memórias de infância do médico. O engenho fica a apenas 34 quilômetros da Praça dos Três Poderes – do outro lado do Lago Paranoá.

“Meu pai comprou a fazenda em 2013. Tentamos produzir alguma coisa por lá, inclusive cana”, conta Igor, servidor federal e agora cachaceiro. “Como já gostávamos de cachaça, achamos que seria bom, que seria uma coisa para a gente dividir com o nosso pai, produzir cachaça, que a gente sempre gostou muito”.

Como acontece muitas vezes com quem se aproxima da cachaça, a coisa foi ficando séria sem que a família se desse conta. Primeiro, eles compraram um alambique em Santana (BA) e, não satisfeitos, acabaram trazendo do sertão baiano também um mestre alambiqueiro.

Depois, vieram os cursos feitos por pai e filhos. Então, partiram para o desenvolvimento do fermento natural, com as leveduras do cerrado fazendo seu trabalho… E chegou a hora dos barris – de carvalho, jequitibá rosa, umburana… Na semana passada, chegou a boa notícia: a primeira Cachaça Cavaco recebeu o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Logo estará na Eu Amo Cachaça e na Ararauna Cachaçaria, ambas em Brasília.

Cachaça Cavaco vai às embaixadas

Fazenda Cavaco: canavial a 34 km do Palácio do Planalto

“Vamos focar nossa distribuição no Distrito Federal por pelo menos dois anos. A demanda aqui, seja na parte central ou nas cidades satélites, só tem evoluído”, diz Igor, que, na divisão da tarefas da família Cavalcante, cuida da parte comercial e do marketing, enquanto o pai foca na produção e os irmãos se dividem em outras funções.

Com experiência em relações internacionais, Igor também planeja uma estratégia alternativa: “Brasília tem muitas embaixadas. Nossa intenção é apresentar às delegações estrangeiras o nosso produto. O interesse vai existir porque a cachaça é um produto que representa a cultura brasileira. E esse é um caminho que pode levar a um processo de exportação no futuro”.

A primeira Cachaça Cavaco a ganhar o mercado é a armazenada em inox. A seguir, deverá vir a carvalho. “A gente pensa que a Cachaça Cavaco é uma representação do sonho de Brasília. É o sonho de meu pai, que é o de todos os que vieram para cá construir suas vidas. A cachaça o religa à infância, como um ciclo”, diz Igor.

Em tempo: Brasília tem ainda as cachaças Authoral e Saracura, mas a bebida em si, em ambos os casos, é trazida de fora do Distrito Federal.

Por Dirley Fernandes

Mais notícias sobre cachaça, clique aqui.

Vista a camisa do Devotos

Vá a nossa loja e encomende a sua camiseta do Devotos da Cachaça. Assim, você vai estar nos ajudando a levar mais informação sobre cachaça para o Brasil e o mundo. Clique no link.

12 Comentários

  1. Leopoldina Barros

    Já provei a cachaça Cavaco e afirmo que bebi, de um um sabor puro, perfeito e sem nenhuma ressaca.
    Gostei da reportagem , tive informações importantes.

  2. Parabéns! Essa Cachaça Cavaco é simplesmente MARAVILHOSA.
    Sucesso!

  3. Eu amo Cachaça Cavaco; ela desce suave, maravilhosa…. Eu recomendo!

  4. Além de comprar, provei.
    A simpatia e cordialidade do Dr. Josafá me fizeram um divulgador desta bebida!

  5. Fantástica cachaça. Recomendo

  6. Cachaça de Excelente Qualidade!!!

  7. Josafá Cavalcante

    A qualidade da Cachaça Cavaco eu garanto.
    Guarde bem este nome e a origem da Cachaça.
    Vale a pena conferir.

  8. Maurício Vieira

    Excelente qualidade, já mandei para Amigos que moram no Canadá e adoraram

  9. Onde podemos encontrar a cachaça e qual o preço?
    Obrigado

  10. Excelente cachaça. recomendo

  11. Paulo Rogério Silva

    Cachaça Cavaco, é resultado de um trabalho meticuloso e devotado do Dr. Josafá, essa é TOP, eu recomendo!! Não pode faltar na minha adega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair