google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Cachaças de A a Z / Cachaça Dose Clássica Série Ouro: capixaba de valor

Cachaça Dose Clássica Série Ouro: capixaba de valor

Vamos falar da Cachaça Dose Clássica no post que segue, mas falemos antes, ainda que brevemente, do desenvolvimento da cachaça nas terras do Espírito Santo.

Sim, a cachaça é produto quase tão antigo quanto a presença portuguesa em terras espírito-santenses. Em suas capixabas (roçados, plantações…), o milho foi o produto seminal, mas a cana-de-açúcar logo marcou presença e no século XVII a aguardente, a jiribita, a cachaça já era alambicada na região de Vitória.

No século XIX, em São Mateus, ao norte, além das fábricas de café e farinha de mandioca, marcava presença uma “fabrica de fazer assucar e aguardente”, como escreveu o governador Leão Velloso.

Há mesmo uma marca centenária no estado, a Thimotina, fundada em 1915. E o município de São Roque do Canaã, da Cachaça Suprema, é o segundo maior produtor de cachaça do Brasil, com dez alambiques registrados em funcionamento. Para fechar essa digressão, lembramos que a terra de Roberto Carlos e Sérgio Sampaio é o terceiro estado com mais registros de alambiques junto ao Mapa (74).

Tudo isso é fato, mas é forçoso admitir que o brilho capixaba só foi percebido mais recentemente, com o trabalho originalíssimo de Adwalter Menegatti, com a Cachaça Santa Terezinha, e a pletora de qualidade apresentada pela Cachaça Princesa Isabel, produzida em Linhares pelo doutor Adão Celia, com o auxílio do capixaba de Mimoso do Sul Leandro Marelli.

Leia sobre a campeã do Ranking Cúpula da Cachaça 2018 aqui.

Correndo por fora, com produtos de qualidade e inovações na forma de bebidas saborizadas está o produtor Ralphe Nolasco Ferreira Jr., que assina a Cachaça Dose Clássica.

Produzida à beira do mar, em Aracruz, a Dose Clássica tem em sua linha a Dose Clássica Cristal e a Dose Clássica Ouro, além de bebidas que combinam cachaça e hortelã, cachaça e baunilha, cachaça com coco e cachaça com malte – sendo essa última a mais interessante da série das saborizadas.

Ralphe é um empreendedor do tipo “recuar nunca, retroceder jamais”. Quando começou a sua produção, demorou para acertar a mão. E só queria levar ao mercado uma cachaça que ele mesmo pudesse atestar a qualidade. Foi com o auxílio do professor Rogélio Brandão, que desenvolveu as leveduras usadas na produção da Cachaça Dose Clássica a partir das próprias cepas locais, que Ralphe chegou ao ponto que esperava para sua cachaça e partiu para o mercado. Abriu até uma loja própria no Aeroporto de Vitória só para a marca (leia sobre isso aqui).

Aqui na redação, degustamos a top de linha, a Cachaça Dose Clássica Ouro, armazenada por um ano em barris de castanha do Pará.

Cachaça Dose Clássica: nova embalagem

Aliás, a Cachaça Dose Clássica Ouro chegou ao Devotos de roupa nova. Está em garrafa longilínea e elegante e de rótulo mais contemporâneo, bem arejado. Visualmente, a cachaça tem um tom amarelo claro simpático e forma um belo cortinado na taça quando girada.

Os aromas são típicos dessa linda madeira, mantendo um bom frescor. O registro que predomina é o herbal, com o adocicado por trás trazendo reminiscências de baunilha, baru, cardamomo… Tudo muito agradável e direto.

Na boca, o tom herbal ganha um acento de mentolado e de aniz, trazendo ainda mais frescor. A madeira marca a cachaça com firmeza, mas suavidade. Para nossa alegria não é uma bebida excessivamente domesticada, pelo contrário.

Há um ar de cachaça raiz, um certo toque de secura, quase mineral, um brilho de acidez preservado que a deixa muito vivaz. E tudo recoberto, mas não abafado, por uma camada espessa de doçura.

É, enfim, uma cachaça generosa, que se compraz em ser agradável. E é bebida própria para o outono, com sua doçura hibernal e acidez estival.

Aliás, bebemo-la em temperatura ambiente. Mas, depois, só para testar, resfriamo-la. Bingo! Aos 11 graus, ela tornou-se ainda mais viva e aconchegante em uma tarde de 24 graus à sombra. Experimente e depois me conte…

Em tempo: a Cachaça Dose Clássica tem preços bem simpáticos. Se você está lendo em época de pandemia, o alambique está fazendo entregas. Informe-se clicando aqui. Em tempos normais, veja no site da marca onde encontrá-la.

Conheça mais belas cachaças na seção Cachaças de A a Z do Devotos.

Vista a camisa do Devotos

Vá a nossa loja e encomende a sua camiseta do Devotos da Cachaça. Assim, você vai estar nos ajudando a levar mais informação sobre cachaça para o Brasil e o mundo. Clique no link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair