google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Cachaças de A a Z / Cachaça 1000 Montes 3AOB ou 3 AOB Strong? Qual é a melhor?

Cachaça 1000 Montes 3AOB ou 3 AOB Strong? Qual é a melhor?

Quando foi divulgado, em março, o resultado do IV Ranking Cúpula da Cachaça, Sandro Moraes, um dos dois cachaceiros à frente da Destom, cuja Cachaça 1000 Montes 3AOB obteve a excelente 13ª posição da categoria Armazenadas/ Envelhecidas, passou uma mensagem para esse editor: “E a 1000 Montes 3AOB Strong é melhor ainda!”.

O sócio de Sandro, Pablo Melgaço, discordou: “As duas são excelentes, mas prefiro a 3AOB”.

Por Dirley Fernandes

Resolvi tirar a dúvida nessa quarentena. A caixa chegou à redação, vinda de Faria Lemos (MG), Zona da Mata de Minas Gerais, com as duas belezuras e mais a 1000 Montes Bruta, precursora do movimento de cachaças com teor alcoólico mais alto, que fazem a alegria dos devotos mais experimentados.

Dediquei alguns dias a tentar dar a resposta à momentosa questão que o embate dos dois sócios me colocou. E dá-la-ei, sem tergiversar. Vejamos…

1000 Montes 3AOB

Começando pela 1000 Montes 3AOB. A primeira tarefa é explicar o nome. Recentemente, um especialista bem informado afirmou que a referência era ao tempo de envelhecimento da cachaça: 3 anos. Que ledo e divertido engano!

Na verdade, essa cachaça fica armazenada por um ano e meio em barris novos, o que é suficiente para conferir a ela um simpático tom dourado suave.

Trata-se de um blend de cachaças que são maturadas em barris de carvalho americano (american oak barrel, logo AOB) com três (3) níveis de tosta. Explicado?

É cachaça de aromas expressivos. Nem bem chega à taça, já espalha pelo ambiente os aromas de caramelo e de cereja, remetendo logo para os melhores bourbons. A percepção de álcool é discretíssima.

Na boca, o registro que prevalece é o de um aconchegante e fresco dulçor. Com um bom corpo e 40% de teor alcoólico, desce com extrema suavidade. Os sabores que se espera chegam com brilho: tabaco, baunilha, algum coco… E, num segundo momento, um toque de adstringência, trazendo um leve acento de secura – efeito, talvez, da cachaça exposta à tosta mais acentuada – torna a coisa ainda mais interessante.

O final é persistente, com uma leve picância trazendo mais frescor e dando bom fecho à experiência. É uma confort cachaça, perigosa de tão receptiva.

A 1000 Montes 3AOB pode ser comprada aqui.

1000 Montes 3AOB Strong

Com sua cor mais fechada e opaca, a 3AOB Strong tem caráter mais sisudo e personalidade mais hibernal – até porque a graduação alcoólica em relação à sua irmã sobe em cinco pontos, indo a 45%.

O aroma é mais grave e concentrado e precisa ser buscado em meio a uma cortina de álcool mais densa.

Interessante é que, aqui, os tons herbais têm boa presença e o dulçor tem algo como uma marca de tosta, puxando para o melado.

É bebida de estilo elegante, muito encorpada. Um trago dela te leva a um ambiente de inverno, com direito a lareira e a uma mesa onde repousa um queijo com bastante gordura.

Ao primeiro trago, a 1000 Montes 3AOB Strong preenche a boca com sua generosidade alcoólica e uma untuosidade de pêssego em calda ou cereja ao marasquino e reminiscências de aniz.

Para adquirir a Cachaça 1000 Montes 3AOB Strong, clique aqui.

cachaça 1000 montes 3aobComo se pode perceber pela imagem ao lado (ou abaixo se você estiver no celular), dediquei-me bastante na comparação. E dir-lhes-ei: nesses dias de outono, ainda prefiro a 3AOB, com seu tom mais leve e alegre e seus aromas mais efusivos.

Mas o inverno se aproxima. E a redação do Devotos está incrustada na Floresta da Tijuca. É frio, ainda que no Rio, e a Strong terá tudo para roubar minha preferência. Difícil é que, em tempos de quarentena, ela dure até junho. Minto! Não sejamos hipócritas: com ou sem quarentena, ela igualmente não duraria.

Se quiserem repetir minha experiência, o Cachaça Express tem um simpático kit com as duas cachaças. Clique no link para ir ao site. É claro que elas também podem ser adquiridas separadaramente. Entre aqui.

Clique aqui para conhecer mais cachaças na seção Cachaças de A a Z.

Vista a camisa do Devotos

Vá a nossa loja e encomende a sua camiseta do Devotos da Cachaça. Assim, você vai estar nos ajudando a levar mais informação sobre cachaça para o Brasil e o mundo. Clique no link.

 

Um comentário

  1. Quando a Strong foi lançada, também passou pela minha cabeça degustá-las de forma comparativa…

    Agora, incentivado, passará pela boca, nariz…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair