google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Destaques / Blend na cachaça é tema de novo livro do cúpulo Manoel Agostinho
livro sobre cachaça

Blend na cachaça é tema de novo livro do cúpulo Manoel Agostinho

Quarentena é tempo bom para leitura. E a curta bibliografia sobre o destilado nacional brasileiro ganhou reforço logo antes do nosso necessário recolhimento para proteger o sistema de saúde brasileiro do colapso e evitar mortes evitáveis. Falamos do livro A arte do blend na cachaça, de autoria do especialista Manoel Agostinho Lima Novo, membro da Cúpula da Cachaça e colunista do Devotos da Cachaça.

O livro – o segundo de Agostinho – foi lançado durante o oitavo encontro anual da Cúpula da Cachaça, no início de março. Logo depois, começaram as medidas de distanciamento social que dificultaram a agenda de lançamentos e a distribuição. No entanto, a obra ainda pode ser encomendada diretamente com o autor pelo e-mail artedoblend@gmail.com.

O livro versa sobre a blendagem, a mais promissora das veredas que o mercado de cachaça vem percorrendo em busca de produtos inovadores e mais consumidores.

Agostinho, atual presidente da Cúpula, é autor ou coautor de vários blends para as melhores casas do ramo, a exemplo da Werneck , de Rio das Flores (RJ), e da Companheira, de Jandaia do Sul (PR).

O blend, no mundo da cachaça, é o produto que resulta da mistura, em proporções calculadas com rigor, de cachaças de diferentes barris – os quais podem ser de madeiras distintas ou de níveis de torra diversos ou ainda de tempos de maturação desiguais.

O segredo da bem praticada arte do blend na cachaça, bem como em outros destilados, é somar as características virtuosas de cada bebida inicial para atingir um produto distinto e original. Um exemplo dessa arte é a Gouveia Brasil Extra Premium, blend elaborado com a soma de cachaças armazenada em jequitibá, em carvalho americano e em umburana.

Clique aqui para comprar a Gouveia Brasil Extra Premium.

Alguns blends chegam a abarcar em sua fórmula cachaças envelhecidas em quatro ou mais madeiras – caso da Weber Haus 7 Madeiras.

Clique aqui para comprar a Weber Haus 7 Madeiras.

Livro vai além do blend na cachaça

No livro, Agostinho vai bem além do tema da blendagem. A obra tem uma parte inicial que percorre todo o caminho da cachaça, desde o início da história dos destilados. As etapas da produção do destilado nacional também são abordadas de forma prática e concisa. Com isso, A Arte do Blend na Cachaça também tem valia para os iniciantes nos segredos da cachaça, não apenas para aqueles com interesse específico na questão do blend.

Já na parte dedicada propriamente ao blend na cachaça, Agostinho descreve os sentidos e técnicas envolvidos na arte da blendagem e oferece métodos práticos para a composição de novos produtos com o devido rigor profissional.

A Arte do Blend na Cachaça tem edição desse que vos digita e arte de Sidney Ferreira. Por enquanto, com as restrições impostas pela crise do coronavírus, o livro pode ser adquirido diretamente apenas em duas cidades: Curitiba (na Cachaçaria Vô Milano e na Cachaçaria Regis) e Campinas (na Cachaçaria Amburana). Mas é melhor pedir pelo e-mail mesmo: artedoblend@gmail.com.

Boa leitura na quarentena.

Leia aqui as colunas de Agostinho no Devotos. Ele andou relapso nas atualizações enquanto terminava o livro, mas tem boa informação por lá.

Clique para encontrar mais notícias sobre cachaça.

Por Dirley Fernandes

5 Comentários

  1. Manoel Agostinho

    Obrigado Dirley. Modéstia à parte o livro está muito bonito e bem contextuado, mas sou realmente suspeito de tecer comentários, deixo esta etapa para os dignos apreciadores.
    Acrescento que também está à venda no Alambiqueiro em Avaré -SP e no Amo Cachaça em Brasília-DF, por enquanto.

  2. Manoel Agostinho

    Obrigado Dirley. Modéstia à parte o livro ficou muito bonito e bem contextuado, mas realmente sou suspeito de tecer comentários, deixo isto para meus dignos eleitores. Acrescento que também está à venda no O Alambiqueiro em Avaré-SP e nas duas lojas Eu Amo Cachaça, em Brasília-DF.

  3. Parabéns amigo pelo seu novo livro.
    Vou comprar já meu através do e-mail.
    Desejo a você, muito sucesso e que esta seja mais uma ferramenta de valorização do nosso amado destilado.
    Grande abraço.

  4. Muito legal o Livro!

    Já estou deliciando com o meu…

    Parabéns pela iniciativa.

    Obrigado por compartilhar com a gente seu conhecimento e essa trajetória cachaceira que começou lá atrás…

  5. André Barcellos

    Estou tentando contato pelo e-mail para adquirir o livro e não estou conseguindo. Teria outro meio para compra ló?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair