google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Destaques / Doses Certas: campanha busca informar melhor sobre teor alcoólico de bebidas
gráfico sobre teor alcoólico

Doses Certas: campanha busca informar melhor sobre teor alcoólico de bebidas

Por Dirley Fernandes

Uma latinha de cerveja ou uma dose de cachaça? Qual dos dois têm mais álcool? Depende, claro… Mas se estivermos falando de uma cerveja com 5% de teor alcoólico, como a Heineken, serão 13 g de álcool em uma lata de 350 ml. E se a cachaça que tomarmos por base tiver 40% de teor alcoólico, como a Dom Bré Carvalho Extra Premium, teremos as mesmas 13 g numa dose de 44 ml (medida standard do shot americano). O que isso significa? Que álcool é álcool. Não há um mais forte que o outro e uma dose de cachaça ou uma latinha de cerveja causam o mesmo efeito sobre quem bebe. Diante disso, a indústria de bebidas criou um movimento pelas Doses Certas – e a hashtag #DosesCertas – para conscientizar os consumidores sobre essa questão e fomentar, por meio de informações mais precisas, o consumo consciente de álcool.

“Precisamos esclarecer que o que importa é a quantidade absoluta de álcool ingerida e não o tipo da bebida”, diz José Silvino Filho, presidente do Núcleo pela Responsabilidade no Comércio e Consumo de Bebidas Alcoólicas no Brasil, entidade organizadora do movimento, que tem o apoio do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça).

Marjana Martinic, bióloga formada em Harvard, com Ph.D. em neurociências, esteve no Brasil para o lançamento da campanha Doses Certas e ressatou em sua exposição que “os diferentes tipos de bebidas carregam percepções variadas de acordo com a cultura e as tradições de cada país”.

“No Brasil existe a crença de que a ‘bebida fria’, representada geralmente pela cerveja, é menos nociva e menos ‘alcoólica’ do que a ‘bebida quente’, os destilados. Na realidade, todas as bebidas alcoólicas contêm a mesma molécula: etanol”, afirmou a pesquisadora, autora da pesquisa The Standard Drink in Mexico.

Caberá ao Instituto Akatu articular um diálogo com diversos atores da sociedade a fim de estabelecer, divulgar e utilizar uma dose padrão de álcool única para todas as bebidas alcoólicas. “Isso permitirá a cada um compreender seu próprio consumo. Além disso, políticas públicas poderão ser adotadas com base nessa dose padrão, como programas de conscientização quanto ao consumo não nocivo de bebidas alcoólicas”, diz Hélio Mattar, diretor presidente da ONG.

Doses Certas pelo mundo

A dose padrão de álcool e o uso de parâmetros de consumo para homens e mulheres já é uma realidade em mais de 20 países. A ideia é incentivar a moderação do consumo de bebidas alcóolicas.

No México, por exemplo, uma dose padrão é de 13g de álcool – o equivalente a um shot de cachaça ou uma lata de cerveja, como já vimos, ou ainda a 120 ml de vinho. E o padrão para um consumo moderado é de três doses de álcool por dia para os homens e duas para as mulheres que não estejam grávidas ou amamentando.

O Reino Unido tem padrões mais restritos: a recomendação é semanal e equivaleria a nove doses de cachaça. Já os EUA admitem como consumo recomendável até 14 doses por semana.

Questão influi nos tributos

Outra questão envolvida com a mistificação em torno do teor alcoólico das bebidas é a tributária. Apesar de uma dose de cachaça e uma latinha de cerveja conterem um volume de álcool semelhante, a tributação é muito mais pesada sobre o destilado.

A alíquota de IPI da cerveja é de 6%, a do vinho, 12%, enquanto a da cachaça é de 25%. E ainda há propostas em estudo no governo para se instituir um “imposto sobre o pecado”, que incindiria sobre bebidas alcoólicas, entre outros itens, no âmbito da reforma tributária. Leia sobre isso aqui.

O Núcleo pela Responsabilidade no Comércio e Consumo de Bebidas Alcoólicas no Brasil é uma união de empresas do setor de bebidas, com o objetivo de fortalecer as iniciativas que contribuem para que a relação da sociedade com bebidas alcoólicas seja transparente e responsável.

Mais notícias sobre cachaça? Leia aqui.

Vista a camisa do Devotos

Vá a nossa loja e encomende a sua camiseta do Devotos da Cachaça. Assim, você vai estar nos ajudando a levar mais informação sobre cachaça para o Brasil e o mundo. Clique no link.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair