fbpx
Inicio / Direto do Alambique / IV Ranking Cúpula da Cachaça entra na reta final. Trinta mil já votaram

IV Ranking Cúpula da Cachaça entra na reta final. Trinta mil já votaram

A Votação Popular, primeira fase do IV Ranking Cúpula da Cachaça, entrou na reta final. O prazo para a participação no maior concurso de cachaças do país é 28 de novembro.

(Para votar no Ranking, clique aqui.)

Até agora, mais de 30 mil devotos de todos os estados do país – e do exterior – registraram seus votos em até três cachaças no concurso que teve início em 13 de setembro.

A competição promete ser acirrada, com cachaças com tempo relativamente curto no mercado desafiando nomes já estabelecidos. No total, mais de 1,1 mil rótulos, entre os cerca de 4,5 mil que existem no país, já receberam votos.

Pelas regras do IV Ranking Cúpula da Cachaça, para votar em qualquer cachaça – desde que legalizada , basta entrar no site da Cúpula da Cachaça, preencher alguns dados básicos e indicar as cachaças de sua preferência. O processo todo leva três minutos.

As 250 cachaças mais votadas nessa primeira fase formam o grupo das ‘Cachaças Mais Queridas do Brasil’ e passam para a segunda fase do concurso.

Na segunda fase do IV Ranking Cúpula da Cachaça, um painel formado por 50 dos maiores especialistas do destilado nacional brasileiro depura a escolha dos apreciadores e define as 50 cachaças finalistas. Essa lista é a chamada ‘Seleção dos Especialistas’.

É esse crème de la crème da produção nacional que chega à fase final, a ‘Degustação às Cegas’.

A etapa decisiva é realizada pelos integrantes da Cúpula da Cachaça – um grupo de profissionais de diferentes formações ligados ao universo da cachaça que reuniram forças em janeiro de 2013 para promover iniciativas de valorização do destilado nacional. O editor do Devotos, Dirley Fernandes, é um dos fundadores e membro desse grupo.

O encontro será na Cachaçaria Macaúva – o bar com a melhor carta de cachaças do país, segundo a revista Prazeres da Mesa –, em Analândia (SP) durante três dias.

As cachaças – fornecidas pela distribuidora Solution Comercial – serão retiradas da garrafa, numeradas e degustadas pelos jurados, que darão notas para quesitos visuais, olfativos, de paladar e de conjunto.

As cachaças do IV Ranking Cúpula da Cachaça serão ranqueadas, divididas por três categorias:

a) cachaças que não passam por madeira;

b) cachaças armazenadas e envelhecidas;

c) cachaças premium e extra-premium.

A cachaça com melhor pontuação entre as três categorias receberá o título de Cachaça do Ano. No último Ranking, esse título ficou com a Cachaça Vale Verde 12 Anos, de Betim (MG).

Entre as brancas, na divisão que vigorou na edição anterior, a campeã foi a Cachaça Princesa Isabel Aquarela (jequitibá).

Para votar, clique aqui.

Para relembrar o resultado do III Ranking Cúpula da Cachaça, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair