fbpx
Inicio / Eventos / Seminário Mineiro da Cachaça divulga (ótima) programação

Seminário Mineiro da Cachaça divulga (ótima) programação

Minas está onde sempre esteve: na vanguarda do conhecimento sobre cachaça. Prova disso é que Belo Horizonte será palco, nos dias 13 e 14 de novembro, do Seminário Mineiro da Cachaça. Serão dois dias com uma programação de palestras de altíssimo nível, com um leque extremamente interessante de temas e palestrantes muito bem selecionados.

logo do seminário mineiro da cachaçaO Seminário é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa – MG), Instituto Mineiro da Agropecuária (IMA), em parceria com o Sebrae-MG, Sindbedidas-MG, ABRTB (Associação Brasileira dos Responsáveis Técnicos de Destilarias, Alambiques e Engarrafadoras de Bebidas), o Portal Cachaciê e a FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais).

A proposta é “promover a atualização de produtores e profissionais que atuam no setor, além de estimular discussões relativas a aspectos da comercialização e qualidade da Cachaça”.

Também é intenção do Seminário “unir produtores, amantes, apreciadores, empresários, empresas e instituições que estejam alinhadas com as ações relacionadas à qualidade, segurança, mercado, legalização e certificação da cachaça”.

Em relação a essa segunda proposta, para além dos debates, os dois dias do Seminário terminarão com o ‘Momento Degustar’, em que a troca de ideias terá sequência, mas com um copinho de cachaça na mão.

Destaques do Seminário Mineiro da Cachaça

As palestras e debates terão temática bastante pertinente para o atual estágio do setor. O produtor e o profissional da cachaça sairão dos dois dias de exposições, certamente, com uma visão atualizada do presente e futuro do nosso destilado. Uma oportunidade e tanto – e com entrada franca, bastando a inscrição.

Clique aqui para se inscrever.

Serão seis grandes painéis, ao longo dos dois dias. O painel de abertura – Cachaça e Inovação – focará em competitividade e novas tendências no setor de Cachaça, apontando para o futuro do nosso destilado. A especialista em gestão de qualidade Neza Dias Chaves será a principal palestrante. Entre os debatedores, estará o editor do Devotos da Cachaça, Dirley Fernandes.

O segundo painel – Cachaça e Competitividade – segue com foco em qualidade e gestão, com a presença de Angélica Salado, da empresa de pesquisas Euromonitor, especialista em análise de tendências do setor de bebidas. A pesquisadora irá trazer dados recentes e reveladores sobre o mercado da cachaça.

O terceiro painel – Cachaça e Gastronomia – explora a interação entre cachaça, gastronomia e coquetelaria e tem o chef e professor Edson Puiati, grande pesquisador da culinária mineira, entre os expositores.

Salinas. Foto: Culturamix

O segundo dia abre com o painel Cachaça e Legislação, explorando temas como a destinação dos resíduos da fabricação da cachaça – assunto que vem sendo pouco discutido pelo setor – e o papel do responsável técnico no ciclo de produção da cachaça. Entre os palestrantes, Ana Marta Sátyro, da ABRTB, e Carlos Lima, do Instituto Brasileiro da Cachaça.

O quinto painel é intitulado Cachaça e Identidade. Edilson Vianna, presidente da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) falará sobre a criação da Identidade Geográfica de Salinas e os impactos no turismo da região – outro tema ainda pouco explorado. O painel abrange ainda a questão da certificação.

O sexto e último painel – Cachaça e Mercado – discute a comercialização do nosso destilado nos mercados interno e externo. O produtor da cachaça Bandarra e especialista em gestão Elber Sales está entre os debatedores.

A programação completa pode ser encontrada clicando aqui para ir ao site do Seminário Mineiro da Cachaça, onde também podem ser feitas as inscrições para o evento, que acontece no auditório da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), na Av. do Contorno, 4456, Funcionários.

Lá na página, os organizadores convidam os produtores a levarem suas cachaças para comporem a mesa do ‘Momento Degustar’. Ótima ideia!

Descubra outros eventos do universo da cachaça clicando aqui.

Por Dirley Fernandes

Um comentário

  1. Inácia Maria Nogueira Fernandes

    Como esposa de produtor, mãe de estandardizador, apreciadora, pesquisadora de drinks com a cachaça, estou cheia de expectativa nesse seminário…
    Com certeza, será muito interessante!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair