fbpx
Inicio / Destaques / BTC: um evento que tem tudo para entrar para a história

BTC: um evento que tem tudo para entrar para a história

Por Dirley Fernandes

O BTC (Boteco, Tradição e Cultura) é um evento que tem tudo para entrar de sola no calendário boêmio da Cidade Maravilhosa. O esquema é o seguinte: 18 botecos da cidade levarão suas especialidades para o Parque das Figueiras, na Lagoa, nos próximos sábado e domingo (19 e 20/10). Serão casas como o Pavão Azul, a Adega da Velha e outros ícones da cultura botequeira – e cachaceira – carioca.

A lista de casas é de emocionar o coração cansado de um carioca – aliás, o que já era de esperar, posto que a curadoria da coisa foi do ínclito Guilherme Studart, garimpeiro das sancas e São Jorges das esquinas. Se você chegar ao fim do post, contamos sobre as outras casas que vão estar por lá.

Logo-do-BTC

 

Antes, uma outra notícia boa: a entrada do evento é franca. Não paga nada, só a cerveja e a cachaça que tomar e os petiscos que comer, claro.

Pelo parque, além das barracas dos botecos, haverá música e outros salamaleques. A cachaça, claro, terá espaço garantido. Marcarão presença, com doses e drinques, as marcas fluminenses Magnífica, 7 Engenhos, Itajoana e Tellura. Nosso destilado terá o Espaço Cachaça, que promete ser o point dos points do evento. Afinal, é a veneranda Confraria do Copo Furado quem faz a curadoria. Bom, né?

Voltando à música, as atrações são: no sábado, às 13h, a Roda do Bip Bip, durante a qual haverá uma homenagem ao Alfredinho, dono do glorioso boteco de Copacabana, falecido em março último, e às 19h, Roda do BTC, com Moacyr Luz se juntando ao time a partir de 20h30; no domingo, 13h, teremos a placidez do Choro da Glória, e às 19h, Roda do BTC, com Gabriel da Muda e Põe na Quentinha botando para quebrar a partir de 20h30. Bom, né?

BTC: Conversa de Botequim

Mas tem mais. ‘Conversa de Botequim’ serão mesas com temas como ‘Lugar de Mulher é no Boteco’, às 17h de sábado, e ‘Causos de Bar’, às 18h. Na primeira mesa, a gente vai rir muito com a Kátia, do Aconchego, a Mariana do Bar da Frente e a Pitty, Rainha do Sereno. Na segunda mesa, tem Moacyr Luz, Bond Buteco, Mussarela e João Paulo, do Adonis. No domingo, às 17h, Marechal (Álvaro Costa e Silva) e amigos falam de ‘Botecos na história da cidade’ e Paulo Mussoi e comparsas explanam sobre ‘Novos tempos nos botequins’. Bom, né?

Ah, tem exposição com resgate da história dos botecos cariocas.

E se você ainda não está convencido, vão mais alguns bares confirmados: o centenário Armazém São Thiago (Gomes, para os íntimos); o Oswaldo, com suas batidas, o imortal Original do Brás, o Angu do Gomes, o bar Urca, o Mineiro, o Aconchego, o Bar Madrid, o Bar da Frente, o Opus, o Gracioso…

Está bom, né? Mas tem mais: o Botero! o Velho Adonis! O Bracarense!

Eu moraria lá tranquilo.

Serviço:

Datas: Sábado, 19 de outubro

Domingo, 20 de outubro

Horário: 12h00 às 00:00

Local: Parque das Figueiras, Lagoa Rodrigo de Freitas

Ingresso: GRATUITO

Facebook do evento aqui.

O impoluto José Alberto Kede e a elegantíssima Claudia Fernandes gravaram uma chamadinha com o Gabriel da Muda, no Pavão Azul, para o Instagram do evento. Curtam aí. (Mais notícias sobre cachaça, cliquem aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair