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Cachaça Show Brasil: um evento para aproximar bares e restaurantes da cachaça

O Cachaça Show Brasil, evento exclusivamente para profissionais aconteceu na terça-feira passada (15/10) na Casa dos Bares e Restaurantes, em São Paulo, com um mote interessante e uma estratégia perfeita. O resultado é que as palestras foram excelentes.

Cartaz do evento

O mote foi a necessidade de aumentar o público da cachaça, dentro da premissa nem sempre assumida no setor de que o nosso destilado nacional é um ilustre desconhecido para a maior parte da população. Nada mais urgente, portanto, do que ações que alcancem um público ainda não conquistado pela Cachaça.

Já a estratégia foi focar na ampliação do conhecimento dos profissionais de bares e restaurantes – aqueles que, afinal, lidam diretamente com o consumidor – como o melhor dos caminhos para a reversão desse quadro.

“A Cachaça é uma bebida importante para o setor. E é brasileira! Queremos provocar o debate e ampliar a exposição desse produto. A Casa tem esse papel de fomentar o conhecimento e a inovação”, diz Leandro Meloni, do BaresSP, um dos organizadores do encontro, ao lado do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça) e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)-SP.

A sede do evento foi a Casa dos Bares e Restaurantes, um belo casarão no Pacaembu (Rua Itápolis, 1468), que funciona como sede da Abrasel, do BaresSP e da Esbre (Escola de Bares e Restaurantes), e promove cursos e eventos. No próximo ano, a segunda edição está garantida.

Programação do Cachaça Show

A programação do Cachaça Show Brasil incluiu degustações e exposição de cachaças, com a presença de produtores para uma troca de ideias interessante, além de workshops interativos e área dedicada a negócios. Mas o filé mignon do evento foram os debates no auditório da Casa.

Foram três painéis com a presença de alguns dos maiores especialistas em Cachaça e em bares e restaurantes do país – quase um minicurso de imersão na arte de trabalhar profissionalmente com cachaça em bares e restaurantes.

Os temas foram direto ao ponto, indicando uma abordagem bem prática. O primeiro painel foi intitulado “Cachaça nos bares e restaurantes: “O que é preciso saber e fazer para um serviço profissional” (15h30 às 16h40). O destaque foi a palestra do bartender Laércio Zulu. A programação seguiu com “As muitas formas de vender e lucrar com a Cachaça” (17h10 até 18h10). E o fechamento foi com “Construindo o futuro: Como ampliar o público da Cachaça”.

Entre os debatedores do Cachaça Show Brasil, estiveram ainda craques como Paulo Leite (ex-Sagarana), Luisa Saliba (Rota do Acarajé), Rodrigo Maia Carvalho (51), Maurício Maia (Cúpula da Cachaça) e Carlos Lima (Ibrac).

Este editor mediou o último painel, no qual estiveram o pesquisador Jairo Martins (O Cachacista), o ativista da Cachaça Bruno Videira (Viva Cachaça) e a especialista em pesquisa de mercado Angélica Salado (Euromonitor). A apresentação de Angélica se destacou e mereceu esse post especial.

Uma realidade que se constata em relação a muitos bares e restaurantes é a perda da oportunidade de oferecer um bom serviço ao público consumidor da cachaça e, com isso, auferir mais lucros por simplesmente desconhecer o produto Cachaça.

Com espaço para mostrar as amplas possibilidades de vendas em doses, garrafas e na forma de batidas, caipirinhas e muitos outros coquetéis, o Cachaça Show Brasil foi um passo na direção certa para começarmos a reverter esse cenário. Tomara que outras sedes regionais da Abrasel sigam o exemplo paulista. “Vou apadrinhar essa ideia”, garantiu Percival Maricato, presidente da Abrasel-SP após o sucesso do evento.

Outro evento que debateu o futuro do nosso destilado foi o Congresso Brasileiro da Cachaça. Clique aqui para conhecer a histórica Carta de Vitória, documento final do encontro.

Fosse você eu não perderia os dados que a Angélica Salado, pesquisadora da Euromonitor, apresentou no debate. Leia aqui.

 

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