fbpx
Inicio / Destaques / Enconfras 2019 vem aí: saiba o que vai acontecer no encontro das confrarias

Enconfras 2019 vem aí: saiba o que vai acontecer no encontro das confrarias

O primeiro encontro foi em 2017, nas dependências da Cachaça Velho Alambique, em Santa Tereza (RS). O segundo, no ano seguinte, em Curitiba (PR), durante a Cacharitiba 2018. Já o Enconfras 2019 será no Rio de Janeiro. A anfitriã é a veneranda Confraria de Cachaça Copo Furado, o que já garante o clima fraterno que deve ser a tônica das atividades programadas.

O Encontro das Confrarias de Cachaça – Enconfras 2019 – começa na próxima quinta-feira (10/10) e vai até sábado (12/10). Membros de confrarias de todo o país e devotos em geral podem participar das atividades. O único requisito é gostar de cachaça e do convívio democrático que o nosso destilado propicia.

O ponto alto da programação do Enconfras 2019 é o jantar de comemoração pelo aniversário de 25 anos da Confraria de Cachaça Copo Furado, a primeira entre os grupamentos organizados de apreciadores de cachaça e instituição que é o modelo de todos os grupos que surgiram posteriormente.

A festa será no Clube Monte Líbano e terá a presença ilustre de uma miríade de cachaças. Pelo menos 22 marcas já confirmaram presença até o fechamento desse post, da Amada (BA) à Xanadu (SC). Vamos a elas: Colombina – MG, Miracema – RJ, Menina Branca – MG, Magnífica de Faria – RJ, Santa Rosa – RJ, Dores do Turvo – MG, Mirante de Minas – MG, Itajoana – RJ, Século XVIII – MG, Tapinuã dos Reis – RJ, Porto Morretes – PR, Werneck – RJ, Macena – MG, Tiê – MG, Reserva do Zito – MA, Paramirim – BA, Ouro 1 – MG, Gogó da Ema – AL e Brisa da Serra – SP.

Todas serão degustadas ao longo da noite que celebra essa instituição que abriga tantos nomes importantes para o desenvolvimento e a divulgação da cachaça, a qual hoje conta uma diretoria comandada por duas mulheres, as elegantíssimas Rosane Ferreira e Emília Mattos.

Confraria Copo Furado

Mas a programação tem início na quinta-feira (10/10), quando, a partir de 20h, os confrades Sérgio e Elaine Rabello recebem os participantes do Enconfras 2019 em seu Galeto Sat´s, em Botafogo, para uma Cachaça de Boas Vindas, a popular abrideira.

As cachaças serão do “patrimônio líquido” da Confraria e dos apoiadores do Enconfras 2019. O galeto, o coraçãozinho, a farofa (um escândalo de boa!) e o chopp, por conta de cada devoto.

Alambique da Magnífica

No dia seguinte, a turma pega a estrada logo cedo para visitar a Fazenda do Anil, em Miguel Pereira, a duas horas e meia do Rio. Naquelas terras altas são gestadas as cachaças Magnífica de Faria, glória da produção fluminense.

Além de desfrutar de um churrasco na fazenda  e da hospitalidade da família Faria, com o confrade João Luiz Coutinho de Faria à frente, os visitantes vão poder conhecer os métodos de produção do alambique, que têm suas peculiaridades.

Os destaque são para o alambique ‘alegria’, com três corpos, e para o envelhecimento em ‘soleira’, que produz a premiadíssima Magnífica Soleira, vice-campeã do mais recente Ranking Cúpula da Cachaça.

A manhã de sábado será reservada para a troca de conhecimento em ambiente mais formal. O Catete Center (R. Alm. Tamandaré, 66) será sede da palestra ‘Conhecendo o Alambique a Vácuo’, com o consultor Ricardo Zarattini e o produtor Norival Carneiro, da Cachaça Engenho D’Ouro. Ambos são parceiros nessa inovação que está sendo desenvolvida no alambique da ótima cachaça paratiense.

A programação segue com uma mesa redonda que vai discutir o tema ‘Confrarias de Cachaça, seus objetivos e desafios futuros’.

E à noite, o Enconfras 2019 tem seu grand finale com o jantar de confraternização no qual ergueremos nossas taças para brindar ao Copo Furado e a todas as confrarias, grupos que têm se multiplicado e exercem um trabalho fundamental de disseminação da cultura cachacística. E como diz o lema da turma, ‘unidos beberemos… sozinhos também!”.

As inscrições para o passeio à Magnífica (R$ 90, churrasco incluso) e para o jantar de confraternização (R$ 120 por pessoa) e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 21 99871-3130. Ou clique aqui para falar com a confreira Gisela Magoulas pelo WhatsApp.

Quer saber mais sobre a Confraria de Cachaça Copo Furado? Clique aqui.

Para conhecer um pouco mais sobre a Cachaça Magnífica, leia esse post.

Por Dirley Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair