google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Direto do Alambique / IV Ranking Cúpula da Cachaça: mais de mil votos por dia

IV Ranking Cúpula da Cachaça: mais de mil votos por dia

O  IV Ranking Cúpula da Cachaça, que teve início no Dia Nacional da Cachaça – 13 de setembro –, já registrou mais de 16 mil votos em centenas de diferentes rótulos de cachaça. Na média, são mais de mil votos por dia!

A expectativa dos cúpulos (como são chamados os profissionais ligados à cachaça que fazem parte do grupo que promove iniciativas voltadas para a valorização e a difusão de informações sobre o produto) é de que o número de votantes ultrapasse a marca dos 42 mil, atingida no III Ranking, em 2018.

O IV Ranking Cúpula da Cachaça se divide em três fases. A primeira delas, que segue até o dia 28 de novembro, é a Votação Popular. Dessa fase participam todas as cachaças registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Não há a necessidade de inscrição por parte dos produtores. Todo devoto da cachaça pode entrar na página de votação e preencher os campos com até três cachaças. Só vale votar uma vez.

Caso o ‘eleitor’ saiba apenas a marca da cachaça que já provou e gostaria de votar, mas não saiba exatamente a variedade da cachaça que ele prefere – se é Ouro, Prata, Premium, Umburana, Carvalho… não há problema. Vale o voto de legenda. Os votos são distribuídos para as variedades da marca escolhida que obtiverem ao menos um voto.

Cúpula da Cachaça

Centenas de produtores têm feito suas campanhas, em especial por meio das redes sociais, ajudando a cumprir o objetivo da Cúpula da Cachaça com o concurso: aumentar a visibilidade da cachaça, atraindo mais interesse do público em geral pelo nosso destilado.

A Votação Popular resultará em uma seleção de 250 rótulos, que formam a lista das 250 Cachaças Mais Queridas do Brasil. Essa lista será enviada para um painel de 50 especialistas, espalhados por todo o país e, após um prazo de algumas semanas, eles enviarão à organização uma lista de 50 rótulos que eles consideram as melhores.

Em fevereiro, a Cúpula da Cachaça se reunirá para até três dias de degustação às cegas. Os especialistas avaliarão quesitos visuais, olfativos e gustativos e farão o ranqueamento das cachaças. Pela primeira vez, será usada uma divisão em três categorias:

a) cachaças que não passam por madeira;

b) cachaças armazenadas e envelhecidas;

c) cachaças premium e extra-premium.

A cachaça melhor pontuada do IV Ranking Cúpula da Cachaça, entre as três categorias receberá o título de Cachaça do Ano, que atualmente pertence à Cachaça Vale Verde 12 Anos.

O Ranking Cúpula da Cachaça adquiriu, a cada edição, uma maior importância como referência para o setor, influenciando decisões de consumidores, varejistas e até importadores no exterior. Isso se deu exatamente porque o Ranking, ao dar voz a consumidores e especialistas, reflete o que se passa, de fato, no dia a dia do mercado. As cachaças ranqueadas são aquelas que conseguem unir qualidade de produto a penetração no varejo.

Cada vez mais, desde a primeira edição, quando foram registrados 4 mil votos no concurso, o Ranking é mais de todo o setor e menos da Cúpula, cujos integrantes – entre os quais esse editor que vos escreve – só entram como julgadores a partir da terceira fase, quando as 50 cachaças que serão ranqueadas já foram selecionadas.

Nenhuma bebida do Brasil conta com um concurso desse porte.

Saiba mais sobre o Ranking clicando aqui.

Para acessar a página de votação, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair