google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Destaques / Confraria Copo Furado promove grande festa no Dia Nacional da Cachaça

Confraria Copo Furado promove grande festa no Dia Nacional da Cachaça

Por Dirley Fernandes

A presidente Rosane Ferreira e a vice Emília Mattos, à frente da veneranda Confraria de Cachaça Copo Furado, decretaram que os próximos dois meses marcarão uma Primavera da Cachaça no Rio de Janeiro.

Quanto entrar setembro, as turbinas se aquecem para a data mais importante do ano cachacístico, o Dia Nacional da Cachaça, que será marcado por uma grande celebração do nosso destilado, a qual terá sede no Parque das Ruínas.

Em outubro é a vez da terceira edição do Enconfras, o Encontro das Confrarias de Cachaça, quando a Copo Furado vai receber no Rio as confrarias de todo o país para três dias de confraternização, aprendizado e troca de experiências.

Durante o Enconfras, a gloriosa Confraria Copo Furado, pioneira entre as confrarias dedicadas ao destilado nacional brasileiro, vai celebrar o seu 25º aniversário.

DIA DA CACHAÇA

O Dia Nacional da Cachaça, que transcorre na sexta-feira, 13 de setembro, será comemorado pelo Copo Furado e por todos os devotos da cachaça do Rio e de alhures no domingo, dia 15. O local é o lindíssimo Parque das Ruínas, nos altos de Santa Teresa.

Ali, a partir de 10h, cerca de 15 produtores estarão com estandes onde suas cachaças poderão ser degustadas e adquiridas a preços especiais. Entre as cachaças presentes, as fluminenses prevalecem – Werneck, Magnífica, Tellura, 7 Engenhos, Tapinuã dos Reis, Itajoana, Barra Velha, Miracema, Lagos do Vale… –, mas pelos menos três produtores da terra das Alterosas também virão para a festa: a Dom Bré, de Guarani, a Colombina, de Alvinópolis, e a Tiziu, de Salinas. Cinco estandes de alimentação garantem a retaguarda das degustações.

Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Rio

Para animar a festa, o confrade Thiago Pires, músico e pesquisador das raízes musicais brasileiras, apresentará peças que fazem referência à cachaça. Um grupo de choro complementa a parte musical.

Já no auditório, teremos uma sessão do documentário ‘Devotos da Cachaça’, escrito e dirigido por esse editor e lançado em 2010, seguida de um breve debate sobre as mudanças no panorama da cachaça ao longo desses nove anos. Lembrando que o documentário tem a valiosa participação de vários confrades, em especial o brilhante pesquisador da MPB Luiz Carlos de Paula e o decano defensor da cachaça Paulo Magoulas.

A festa no Parque das Ruínas marca o início da Semana da Cachaça em Santa Tereza, na qual os bares locais servirão drinques especiais tendo a cachaça como base.

ENCONFRAS

O Enconfras acontece nos dias 10, 11 e 12 de outubro. A programação tem entre os pontos altos uma visita ao alambique da Cachaça Magnífica, entre Miguel Pereira (RJ) e Vassouras (RJ).

Na Fazenda do Anil, além de conhecer a produção das cachaças Magnífica de Faria, entre elas a Soleira, com seu método muito especial de blendagem, os visitantes irão saborear uma feijoada lentamente cozida no fogão de lenha. Com cachaça!

No dia seguinte, o dia terá palestras e debates e, à noite, o jantar no Clube Monte Líbano, em celebração aos 25 anos da Confraria.

Para mais informações e para se inscrever nas atividades do Enconfras, envie um e-mail para confrariacopofurado@gmail.com.

Em tempo: o aniversário do Copo Furado transcorre de fato neste mês de agosto. A comemoração mais solene será em outubro para possibilitar a confraternização com as demais confrarias. No entanto, nesta terça-feira (13/08) haverá bolo de aniversário no encontro aberto mensal da turma.

O encontro será a partir de 19:30 h no Catete Grill (Rua do Catete, 239), com a participação da Cachaça Excelência, de Passa Quatro (MG). A entrada é franca.

Mais sobre a Confraria de Cachaça Copo Furado, clique aqui.

Um comentário

  1. Sou produtor e quero participar , Cel 21 964088627

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair