google-site-verification: googlea7d345fe9e2e3355.html
Inicio / Direto do Alambique / Spirits Selection: cachaça enfrenta tequila e baiju fora de casa

Spirits Selection: cachaça enfrenta tequila e baiju fora de casa

Destilados de 48 nacionalidades se preparam para uma dura disputa que começa na próxima quarta-feira. Trata-se do Spirits Selection, o mais importante concurso internacional de bebidas, que, dessa vez, terá como sede a cidade de Tequila, em Jalisco, no México. A cachaça será representada por 32 rótulos, que enfrentarão uísques, vodcas e conhaques, entre outras categorias. Mas é claro que, neste ano, as categorias com mais inscrições são as tequilas (224 rótulos). Em seguida, estão os runs (228). O baiju, no entanto, destilado mais consumido do mundo, mas não tão difundido fora das fronteiras chinesas, é que chama a atenção. São 90 rótulos inscritos.

Os 1150 destilados da competição serão apreciados por 80 juízes altamente qualificados vindos de 23 países ao longo de três manhãs. A França tem o maior número de inscritos: 302. O dono da casa, o México, participa com 287 produtos, seguido pela China (88) e Itália (66).

Os painéis de jurados são formados por compradores internacionais, jornalistas, master blenders,professores de destilados, pesquisadores e representantes da indústria vindos de mais de 20 países.

Os jurados são divididos em comitês, geralmente com seis integrantes cada.A dsgustação é feita, obviamente, às cegas. O jurado só sabe a que categoria a amostra degustada pertence. Os quesitos sob julgamentose dividem em três aspectos: o visual, o olfativo e o paladar. Aspectos como a limpidez, a intensidade do buquê, a qualidade e persistência do sabor são valorizadas. Cada destilado recebe um score entre 0 e 100 pontos, a partir das somas das notas para cada quesito.

Inscrições por categoria
Inscrições por categoria

Os destilados que alcançam boas notas são agraciados com medalhas em três níveis: Gran Ouro, Ouro e Prata. O troféu “Best Spirit” é entregue à bebida com maior nota entre todas as categorias.

Desde 2006, o Spirits Selection, que teve sua primeira edição em 1999, é itinerante, tendo inclusive passado pelo Brasil em 2014.28773147441_a1e5b96a6c_z

Um comentário

  1. Tequila es número uno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair