Inicio / Dirley Fernandes

Dirley Fernandes

_MG_2230Dirley Fernandes é jornalista especializado em cultura, história e economia, além de documetarista, escritor e editor. Em mais de 20 anos de atividade profissional, passou pelas redações das revistas Caras, Manchete, Conhecer, Seleções e História Viva e por jornais como O DIA, Extra, Jornal do Brasil e Jornal do Commercio. Edita a coleção de livros História Viva, da editora Ediouro, e é autor de O que você sabe sobre a África? (Ed. Nova Fronteira, 2016).
Seu caso com a cachaça tornou-se mais sério a partir de 2007, quando aceitou o desafio de pesquisar, roteirizar e dirigir um documentário sobre a marvada. Daí nasceu Devotos da Cachaça (2010), documentário em média-metragem que tem como base a obra do antropólogo e folclorista Câmara Cascudo.
Em 2012, Dirley Fernandes fundou, com um grupo de especialistas que militava de forma desarticulada pela valorização do destilado brasileiro, a Cúpula da Cachaça, responsável por uma série de iniciativas que levaram visibilidade ao setor. Foi coidealizador do Ranking Cúpula da Cachaça, o mais importante do mercado, que envolveu, em 2016, mais de 24 mil pessoas em votação popular, rendeu cerca de 400 matérias em veículos de 18 estados e no exterior e foi chamada de capa no jornal O Estado de S. Paulo. Criou o primeiro blog sobre cachaças hospedado num grande jornal (O DIA) e a primeira coluna exclusivamente sobre cachaça numa revista de gastronomia (Gula). É editor da Cachaça em Revista, publicação anual da Cúpula da Cachaça, composta de artigos de especialistas no tema.

 

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail