Inicio / Destaques / Varandinha: uma cachaçaria 24 horas por dia!

Varandinha: uma cachaçaria 24 horas por dia!

Cidade carente de bons endereços para os devotos da cachaça, o Rio de Janeiro ganha nessa quarta-feira (01/08) uma cachaçaria nas regras da arte, a Varandinha. A simpática casa fica em excelente ponto: no início da Rua Alice, quase esquina com a rua das Laranjeiras, perto dos velhos conhecidos da boemia carioca Serafim, Edgar e Sonho Lindo, e dos hambúrgueres do Orange.

Quem toca a casa é um mineiro de Muriaé com muita história no bairro das Laranjeiras. Cláudio Teixeira esteve por muito tempo à frente do Varanda, bar e restaurante que funcionava 24 horas por dia na rua das Laranjeiras. Por enquanto, o Varandinha funciona de 11hs à meia-noite, mas Cláudio pretende transformar o bar em um “fecha nunca”. Ou seja, teremos cachaça boa 24 horas por dia em Laranjeiras!

cachaçaria“A gente já montou o Varandinha pensando nisso. Queremos resgatar a cultura boêmia do bairro, que ficou um pouco órfã”, diz o empresário. “Como bom mineiro, acho que tenho o papel de brigar contra o que resta do preconceito em relação à cachaça. Uma das formas é servir a cachaça da forma correta e ter uma boa seleção aqui na casa”.

E a seleção é, de fato, campeã. Para montar a sua Carta de Cachaças, o Varandinha tomou como base o Ranking Cúpula da Cachaça. A casa conseguiu reunir em torno de 45 dos 50 rótulos que foram finalistas do concurso (leia mais sobre o assunto aqui). Ou seja, as prateleiras estão repletas de cachaça boa, a começar pelos rótulos da Magnífica, parceira na criação do conceito da casa – e quase vizinha, já que a sede administrativa da cachaça do João Luiz Coutinho de Faria fica em Santa Tereza, bairro contíguo a Laranjeiras.

Tem cachaça para tudo que é bolso, é bom que se diga de pronto. Os preços da dose variam de R$ 5 a R$ 70. Quem quiser levar para casa ou for com uma turma maior, também pode comprar as cachaças em garrafa. Há cachaças no cardápio pouco encontradiças em outras casas do Rio.

A Varandinha também tem bons drinques à base de cachaça e cerveja para rebater os tragos. Para comer, a aposta é não empapuçar o devoto. Nada mais correto. As porções são do tamanho exato e com boa dose de originalidade, no estilo tapas brasileiras. Exemplos são os bolinhos de tilápia, as divinas coxinhas e os enroladinhos mineiros.

Completando o repertório de prazeres, os adeptos dos charutos também vão encontrar boas opções na tabacaria da casa.

O Rio andava precisando de notícia boa…

Conheça mais estabelecimentos respeitáveis na nossa seção Lugares para beber.

Confira as 50 cachaças finalistas do III Ranking Cúpula da Cachaça aqui.

Por Dirley Fernandes

2 Comentários

  1. Preciso de uma em Sampa, no ABC.

  2. Excelente matéria Dirley, o Varandinha realmente veio numa hora que precisamos resgatar lugares para se beber cachaça de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair