fbpx
Inicio / Destaques / Expocachaça: muitas atrações para os devotos do destilado nacional brasileiro

Expocachaça: muitas atrações para os devotos do destilado nacional brasileiro

Hoje, quinta-feira, abrem-se as portas da 29ª edição da Expocachaça. É chegado, enfim, o grande dia em que começa a reunião dos devotos da cachaça de todo o Brasil em Belo Horizonte, a capital das Minas Gerais, terra dos 412 alambiques (os números, fresquinhos, são do Ministério da Agricultura e só se referem, claro, aos legalizados).

A partir de 12h e até 23h30, entre hoje e sábado, e até 22h, no domingo, quando o evento se encerra, produtores vindos de cerca de duas dezenas de estados da Federação estarão expondo seus produtores para a degustação (e compra) dos ávidos pelos mil sabores de nosso destilado nacional.

A expectativa de público é acima de 50 mil pessoas e de superação dos resultados do ano passado. Há shows programados para a parte da noite todos os dias. Mas, para os devotos, as grandes atrações – as cachaças – podem ser melhor apreciadas no horário entre 12h e 19h, quando é mais fácil trocar aquele dedo de prosa com o produtor para saber os detalhes que levam aos sabores e aromas de cada cachaça.

Foto: CulturalizaBH

Em paralelo à Expocachaça e no mesmo local, acontece o Brasilbier, com a presença de marcas de cerveja mineiras. Curiosamente, o fim de semana em BH ainda tem eventos dedicados a vinhos e até a gins (leia aqui).

Seminário Interativo da Cachaça

Voltando à cachaça, na quinta e sexta-feira e no sábado acontece o segundo Seminário Interativo da Cachaça, promovido pela Academia Brasileira de Cachaça de Alambique, que apresenta uma extensa programação de palestras.

Na quinta, o destaque é para a palestra de Fernando Silveira sobre os números do mercado brasileiro de destilados.
Na sexta, a professora Amazile Biagioni Maia apresenta a palestra ‘Viagem sensorial pelos aromas da cachaça: despertando os sentidos para os prazeres da vida”. No sábado, a partir de 15h, haverá um workshop sobre Coquetelaria com os bartenders Thiago Ceccotti e Henrique Passos.

Durante a Expocachaça, também será lançada a sétima edição da Cachaça em Revista, com novos e excelentes artigos dos especialistas da Cúpula da Cachaça. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente para os devotos do nosso destilado. O foco da edição é a necessidade de atualização do setor para encarar os desafios futuros.

Falando em drinques, também estarão na feira dois grandes mestres da coquetelaria com cachaça: Leandro Batista, também da Cúpula da Cachaça, terá espaço próprio para as suas imbatíveis caipirinhas – a oficial e as muitas variações. Em seu estande, os interessados poderão adquirir a Cachaça em Revista. Já Walter Garin (Shake, Rio) participa do lançamento de um projeto da cachaça influencer Cecília Helena, a Cecils, no estande da Cachaçaria Trilha Real, a partir de 19h de sexta-feira. Festa garantida dentro da grande festa.

Por fim, esse ano mais uma vez, haverá o ‘Camarote Confrarias’ e as meninas da Convida já estão com vários eventos programados.

Então, nos vemos todos em Belo Horizonte.

Expocachaça 2019 + 13ª BrasilBier

Data: de 6 a 9 de junho, a partir de 12h

Local: Expominas (av. Amazonas, 6.200, Gameleira – Belo Horizonte)

Ingressos: R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia) por dia

Mais informações: www.expocachaca.com.br

Mais sobre a Expocachaça, clique aqui.

 

Um comentário

  1. ESTE EVENTO EXPOCACHAÇA , CONTÉM E COBRE EM AMPLITUDE AS CARÊNCIAS DO SETOR DE PRODUÇÃO DE CACHAÇAS…….QUEM PRECISAR DE INFORMAÇÕES ESTÃO AQUI , DISPONIBILIZADAS. CONSUMO PRESENTE E FUTURO , BEM COMO ALTERNATIVAS DE APROVEITAMENTO DA CACHAÇA , EM USOS ALTERNATIVOS NA GASTRONOMIA……ISTO É MUITO IMPORTANTE. A INTENSIDADE DE USO DA CACHAÇA , COLOCA A CACHAÇA EM EVIDENCIA, PARA O MULTIUSO….ISSO PRECISA SER BEM EXPLORADO NA PRODUÇÃO E CONSUMO DE CACHAÇAS…..PARABENS AOS ORGANIZADORES…..PARABÉNS AOS QUE VIERAM, PARABÉNS AOS QUE LEVAM MAIS E MAIS INFORMAÇÕES PARA OS SEUS LOCAIS DE ORIGEM……PARABÉNS AO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, PELO EMPREENDIMENTO…….ZÉLIA ALMEIDA, AREIA PARAÍBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Devotos em seu e-mail

Pular para a barra de ferramentas Sair