Inicio / Destaques / Registro de cachaça no Ministério da Agricultura está mais fácil

Registro de cachaça no Ministério da Agricultura está mais fácil

Uma mudança nas regras do Sipeagro (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimento Agropecuários), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para registro de cachaça entrou em vigor na sexta-feira passada e tem potencial para facilitar bastante a vida do produtor. E até incentivar o lançamento de novos produtos.

É que agora o registro de novos produtos na categoria ‘Bebidas’ – cachaças, inclusive – será automático. A veracidade das informações prestadas nos formulários do sistema no Mapa serão de responsabilidade do RT (responsável técnico) do estabelecimento solicitante, que assina termo de responsabilidade. O registro passa a sair na hora, automaticamente.

No sistema anterior, um fiscal precisava se debruçar sobre o processo para o devido “carimbo”, o que, em alguns estados, era rápido, enquanto, em outros, era processo poderia custar meses de espera.

As vantagens do novo sistema são várias. Mas duas, em particular se destacam. A simplificação levará a custo e prazo menores no processo de legalização de produtos em estabelecimentos que já vêm cumprindo os preceitos do Mapa, incentivando os produtores a ampliarem seu portfólio de produtos, o que facilita a comercialização e as margens do negócio.

A segunda vantagem da mudança no registro de cachaça é a liberação dos auditores fiscais do Mapa – que já não são em número suficiente – para o trabalho de campo, livrando-os, em parte, da tarefa de analisar papelada a cada novo produto.

Os RTs podem registrar, alterar ou cancelar o cadastro dos produtos dos estabelecimentos nos quais têm responsabilidade legal. Os registros de produto são válidos por dez anos.

Leia mais notícias sobre Cachaça aqui.

Um comentário

  1. Excelente essa informação!👋👋

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail