Inicio / Destaques / Rabo de Galo terá segundo concurso nacional em dezembro

Rabo de Galo terá segundo concurso nacional em dezembro

E a cruzada para levar o nosso Rabo de Galo às alturas segue de velas enfunadas em direção à glória dos balcões de bar mundo afora. Depois da bela festa que foi, no ano passado, o pioneiro Concurso Nacional de Rabo de Galo, o certame chega, no início de dezembro, á sua segunda edição.

Mais uma vez, bartenders de vários estados brasileiros se reunirão em torno do nosso segundo coquetel nacional, cuja receita original é ½ de vermute e ½ de cachaça, apresentando suas variantes, releituras e elucubrações, para o deleite de jurados e público em geral.

O II Concurso Nacional Rabo de Galo acontecerá em 3 de dezembro, das 13h às 20h, no Leques Brasil Hotel Escola, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

O público poderá assistir aos bambas dos balcões exercitando seus talentos no preparo dos drinques, que serão analisados por um júri técnico (do qual esse editor fará parte). Para além disso, poderão degustar gratuitamente as cachaças apoiadoras do certame, que estarão expostas durante o encontro, com direito, certamente, a surpresas adicionais.

“Temos o propósito de promover a Cachaça e criar uma grande possibilidade de diversificação de seu uso em coquetéis”, explica o Mestre Derivan, decano dos bartenders brasileiros e o principal organizador do evento, ao lado do também bartender Daniel Júlio.

“Será uma festa de criações diversas e receitas exclusivas, para despertar o interesse, sobretudo dos mais jovens profissionais, em relação ao sabor da Cachaça e à riqueza de sua história”, diz o Mestre, do alto de suas mais de cinco décadas de balcão.

Rabo de Galo do Forfé (SP)
Rabo de Galo do Forfé (SP)

O Concurso, de fato, se insere em um propósito mais importante: o de levar o Rabo de Galo a figurar nas cartas de drinques da IBA (International Bartenders Association), um rol de coquetéis com algumas poucas dezenas de receitas que devem ser dominadas por bartenders de nível global. Entre essas, figura a nossa Caipirinha, como representante único de receita com cachaça e de coquetel de origem brasileira.

Nossa gloriosa Caipirinha, aliás, está lá entre os ‘contemporary classics’ da IBA graças ao trabalho de Mestre Derivan e de outros heróis do destilado nacional que investiram tempo e recursos para a campanha da Caipirinha. Agora, é a hora do Rabo de Galo, o cock tail dos botecos paulistanos criado nos anos 1950 que tem tudo para ganhar o mundo.

Aqui nesse post falamos mais sobre a origem e a história do Rabo de Galo.

Aqui, contamos como foi o I Concurso Nacional de Rabo de Galo.

Serviço:

II Concurso Nacional do Rabo de Galo

Data: 3 de Dezembro de 2018

Horário: das 13h às 20h

Local: Leques Brasil Hotel Escola – R. São Joaquim, 216 – Liberdade

Entrada gratuita (proibido para menores de 18 anos)

Por Dirley Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail