Inicio / Eventos / Cacharitiba faz da capital paranaense a capital da cachaça em outubro

Cacharitiba faz da capital paranaense a capital da cachaça em outubro

Cacharitiba 1No mês de outubro, já virou tradição. Enquanto a turma da cerveja se dirige para Santa Catarina, os devotos da cachaça apontam o GPS para o Paraná, mais precisamente Curitiba, mais especificamente o Mercado Municipal da cidade, que abriga a Cacharitiba, festa que, em 2018, vai para a sua sétima edição.

A festa é uma iniciativa da Vô Milano, importante cachaçaria estabelecida no Mercado Municipal. Este ano, serão 22 marcas e dezenas de variedades de cachaças em exposição entre os corredores da bela construção que, em seus boxes, abriga ainda aquela bela variedade de produtos típicas de um bom mercado, em especial um enriquecido pelas diversas culturas que se encontraram em terras paranaenses.

A festa acontece do dia 18 ao 21 deste mês. Poderão ser degustadas e adquiridas para a formação ou ampliação de um belíssimo bar de cachaças marcas paranaenses e de alhures da mais alta qualidade. Tudo regado com aquela boa prosa com o produtor que eventos como esses proporcionam.

Só para exemplificar, do vizinho Rio Grande virão a Weber Haus, a Casa Bucco e a Maria João. As honras do Paraná serão feitas pelas premiadas Porto Morretes e Companheira, entre outras. A cachaça de Minas estará representada por nomes de frente, como Gouveia Brasil e Colombina. E do Nordeste vêm a Sanhaçu, a Gogó da Ema e a Matuta.

A organização espera um fluxo de 70 mil visitantes para conhecer mais sobre cachaça e aproveitar as demais atrações do Mercado. Para divertir essa turma toda, foram programadas ainda atrações paralelas bem interessantes.

O Concurso Cacharitiba de Coquetelaria terá sua primeira edição este ano, com bartenders preparando coquetéis autorais e inéditos tendo como base as (excelentes) cachaças paranaenses.Cacharitiba 2

Já o 1º Festival Gastronômico Cacharitiba terá palestras e aulas-show em todos os quatro dias da festa e contará com vários chefs estrelados – Ken Francis, Diego Prado, Tony Nascimento, Eudemar Cavalcante, Alê Gonçalves, Gilly Mazanek, Diego Melo e Valdinei Santos – demonstrando as amplas possibilidades de uso da cachaça na culinária. No sábado, haverá ainda a participação do Coral Novo Som.

Paralelamente à Cacharitiba, acontece o Enconfras, um encontro de confrarias de cachaça de todo o país. É a segunda vez que essa confraternização acontece e a primeira vez com esse nome de batismo. Dentro da programação do encontro está prevista uma visita ao alambique da Porto Morretes, na cidade de Morretes (PR), cuja lotação já está esgotada, uma palestra do Agenor Maccari Jr., especialista dessa premiada marca, uma mesa redonda e um jantar de confraternização.

A programação completa está no site do evento.

A Cacharitiba é  mais uma iniciativa que fortalece, em especial, a cachaça paranaense, que tem desenvolvido alto padrão de qualidade em anos recentes. “Estamos batalhando bastante, tentando ensinar o publico a degustar a nossa bendita caninha”, diz Heric Girardello, da Vô Milano, um dos homens de frente da festa. “O ICMS da cachaça do Paraná é um dos mais altos do Brasil, e precisamos apertar nossas margens. O interesse do público só aumenta, mas o ticket médio tem se reduzido”, conta, já dando a dica para os produtores, que precisam se adaptar e ampliar o portfólio com produtos de qualidade e preços mais em conta.

Cacharitiba 2018Cachaaritiba 3

Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro, Curitiba)

De 18 a 21 de outubro

Horário: Quinta, sexta e sábado, 7h às 18h; domingo, 7h às 13h

Entrada Franca

 

O Devotos já esteve em Morretes (PR), em um belo circuito. Leia nesse post.

Por Dirley Fernandes

2 Comentários

  1. ROBERTO TADEU GORIOS

    PENA QUE NÃO TEM UM PACOTE TURÍSTICO BARATO PRA ESSE EVENTO.

  2. Estou a algum tempo aguardando ansioso um evento gastronômico desta amplitude em nosso Mercado Municipal de São Paulo(Mercadão).
    Eu como apreciador da nossa digníssima “marvada”(cachaça) e os outros milhares de paulistas vamos ficar salivando e de certa com um pouquinho de inveja dos paranaenses aguardando um evento como este aqui em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail