No domingo, todos vamos às urnas e terá se encerrado a primeira fase da eletrizante disputa eleitoral. Só que logo começa tudo de novo, até o dia 28, quando está previsto o segundo turno.
Então, a proposta do Shake Speakeasy Bar e do Devotos da Cachaça é aproveitar a próxima segunda-feira, 08 de outubro, para uma breve pausa na qual possamos celebrar os direitos que ninguém vai nos tirar: o de degustar uma boa cachaça, o de perceber as suas maravilhosas possibilidades na coquetelaria e o de cultivar a grande arte do encontro.
É o primeiro Cachaça Guest, no Shake, o melhor bar de coquetéis do Rio de Janeiro, um speakeasy comandado pelas mãos magistrais de Walter Garin, o homem que formou metade mais um dos melhores bartenders do Rio e segue como pesquisador incansável da coquetelaria com cachaça.
Os ‘guests’, no caso, que dividirão o balcão com Garin, serão o bamba Thiago Jamaica, bartendere de prima, e o estreante na função Dirley Fernandes, editor do Devotos da Cachaça, especialista no destilado e ‘curioso’ da coquetelaria.
Além da magnífica carta da casa, haverá quatro drinques servidos apenas nessa noite especial de celebração da bebida de nossa devoção.
E os drinques serão esses (tá lindo o negócio!):
Dirley Fernandes levanta a bandeira do nosso grande clássico brazuca, o Rabo de Galo (Cachaça Magnífica Safra do Ano, Cynar, um toque de Cachaça Envelhecida e casca de laranja).
Thiago Jamaica criou o misterioso Tempo Antigo (Cachaça Magnífica Bica do Alambique, xarope secreto, Angostura e Orange Bitter).
Walter Garin repagina um clássico para o século XXI e apresenta um drinque contemporâneo de sabor refrescante e insuspeitado:
O Caju Amigo leva Cachaça Magnífica Envelhecida, mel de cajú e gengibre, espuma de tamarindo e castanha de caju caramelizada.
O Cana Smash tem Cachaça Magnífica Bica do Alambique, cordial de menta da casa, pimento dram, Angostura, limão siciliano e hortelã.
Cada drink custará simpáticos R$ 25. E ainda tem uma promoção: o pacote de quatro drinks na mesma comanda sai por R$ 80.
É preciso falar um pouco mais de Garin e do Shake Speakeasy. O primeiro é um uruguaio que mergulhou fundo na pesquisa dos sabores do nosso destilado. Como definiu a jornalista Marcella Sobral, é bartender “sempre certeiro nas execuções e craque em coquetéis com cachaça”. E inquieto, sempre à procura de novos sabores e de amplo repertório na composição de seus insumos.
Já o Shake Speakeasy Bar nasceu num espaço pequeno, no 17º andar de um prédio comercial do Centro do Rio. O lugar cabia 18 pessoas por noite e estava ficando cada dia mais difícil atender toda a legião de ‘devotos’ que se formou rapidamente.
Há três meses, veio a solução: o bar se mudou para um espaço ainda aconchegante, mas com um espaço algo maior, com sofás e muitas garrafas em endereço algo inusitado: a sobreloja do prédio do Terminal Menezes Cortes. Sair do frenesi do Centro e penetrar naquele espaço de luz cálida, som agradável e pletora de sabores, em especial quando falamos da coquetelaria com cachaça, é como cair na toca do Coelho Branco e ser teletransportado para o País das Maravilhas. É uma experiência que você, devoto, precisa viver um dia. Na próxima segunda, é uma boa oportunidade.

Cachaça Guest (Walter Garin, Thiago Jamaica e Dirley Fernandes)
Shake Speakeasy Bar (Terminal Menezes Cortes, loja 230. Rua São José 35, Centro)
Dia: 08/10
Horário: 18h às 23h
Entrada Franca
Mais informações sobre coquetelaria com cachaça, clique aqui.
Mais sobre Walter Garin, nesse link.
Sabia que o Rabo de Galo pode se tornar o segundo coquetel brasileiro da carta da International Bar Association. Saiba mais sobre isso aqui.