Inicio / Destaques / Dia Nacional da Cachaça: festas no Rio, em SP, em Salvador e Porto Alegre

Dia Nacional da Cachaça: festas no Rio, em SP, em Salvador e Porto Alegre

É chegada a data magna dos devotos da cachaça: o 13 de setembro. E as confrarias, associações, cachaçarias, produtores e consumidores avulsos se preparam para comemorar como convém a tão nobre data: erguendo os cálices em louvação do melhor destilado do planeta e celebrando a arte do encontro, que a cachaça tão bem ajuda a propiciar. Vamos a uma breve listagem dos eventos e celebrações ligados à data que, como vocês já devem saber, é originada na Revolta da Cachaça, levante popular ocorrido nas ruas do Rio de Janeiro nos idos de 1660, uma história que contamos nesse post.

Rio de Janeiro

Turma linda do Copo Furado e CCC preparando a festa: Sérgio Rabello,do Sat´s, de chapéu
Turma linda do Copo Furado e CCC preparando a festa: Sérgio Rabello,do Sat´s, de chapéu

Na quinta-feira próxima, os devotos cariocas acorrerão como fiéis na santa missa da capela à filial de Botafogo do Galeto Sat’s (Real Grandeza, 212). Ali, no salão do segundo andar, a partir de 19h, acontece a I Festa Carioca da Cachaça, celebração do nosso destilado nacional promovida conjuntamente pela Confraria de Cachaça Copo Furado e pelo Clube Carioca da Cachaça.

Estará à disposição dos apreciadores farta variedade de marcas fluminenses e de alhures, que poderão ser acompanhadas das maravilhas que saem do braseiro da casa comandada por Sérgio Rabello e Elaine de Castro Rabello (sugestões? a sobrecoxa marinada na cachaça, que acompanha bem uma Caraçuípe ou uma Tiê, ou a estelar farofa, que completa bem uma Da Quinta Umburana).

A entrada e degustação das cachaças é gratuita e, claro, acabará em samba, com música ao vivo. A festa tem o apoio da Convida, da Confraria do Vinil Etílico, do Cachaça Social Club, da Gaspar Cachaçaria, do Cachasamba, do Saco e Maca, dos Velhos e Curtidos e do Devotos da Cachaça. Será uma reunião inebriante!

São Paulo

Na Pauliceia, o desvario tem endereço certo ao longo de toda a semana de celebração do nosso destilado: é a Rota do Acarajé, que promove a III Semana da Cachaça.rota

Como se não bastasse a carta de cachaças da casa, um dicionário com mais de 1 mil cachaças-verbetes que abrange a ampla variedade lexical da produção nacional de cachaças, Luisa Saliba programou, começando pela quinta-feira (06/09), com o lançamento da novíssima e atualizada carta ‘Cachaças da Rota’ (1116 rótulos, dá para matar a sede?) e se estendendo até o dia 16 uma série de encontros com produtores e especialistas, degustações, palestras e sorteios. Ou seja, será uma espécie de carnaval permanente para os devotos, sempre entre 12h e 23hs, na rua Martim Francisco, 529, em Santa Cecília.

Salvador

Salvador comemora a data festiva com a Semana da Cachaça 2018. As principais sedes da festa são duas unidades do Senac, o da Casa do Comércio o do Pelourinho. Na programação, tem degustação, exposição de cachaças e oficinas de drinques (de 12h às 20h, no Senac Casa do Comércio, e de 9h às 15h, no Senac Pelourinho).

Já no Salvador Shopping (Av. Tancredo Neves, 939, Caminho das Árvores). No dia 13, propriamente, Messias Rocha, da Quitanda do Baianinho, comanda um brinde, às 20h, que reunirá os eméritos devotos soteropolitanos em torno de uma Poço da Pedra e outras cachaças desse alto naipe. Mas a exposição de cachaças permanece no local de 11 a 16/09.

Porto Alegre

A Associação dos Produtores de Cana de Açúcar e Seus Derivados do Rio Grande do Sul (Aprodecana) aproveita o Dia Nacional da Cachaça para lançar o seu site oficial, repleto de informações sobre a produção da cachaça gaúcha. O lançamento faz parte da programação de celebração dos 20 anos da entidade, comemorados em 2019.

O evento de lançamento será às 19h, no Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512,Cidade Baixa), a partir de 19h. Entre as marcas do Clube estão Água de Arcanjo (Maquiné), 3 Fortunas (Muçum), Bento Albino (Maquiné), Casa Buchmann (Presidente Lucena), Cachaça Da Chica (Porto Alegre), Harmonie Schnaps (Harmonia), Velho Alambique (Santa Tereza), Weber Haus (Ivoti), Maria João (Santa Rosa), Serigote (Caxias do Sul), Casa Bucco (Bento Gonçalves), Alambique Belvedere (Augusto Pestana), Perau Velho (Santa Maria), Jozé Jozé (Santa Cruz do Sul), Cachaçaria Bockorny (Ivoti) e Seiva Missioneira (Caibaté). Bonito, né?

Quer saber mais sobre o Dia Nacional da Cachaça, clique aqui.

Sobre a Rota do Acarajé, entre nesse post.

Sobre a Confraria de Cachaça Copo Furado, leia aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail