Inicio / Destaques / A gloriosa cachaça de Paraty faz a sua festa

A gloriosa cachaça de Paraty faz a sua festa

Chegou a hora de celebrar a grandeza da cachaça de Paraty. O mais tradicional dos festivais de cachaça do Estado do Rio, o Festival da Pinga de Paraty, acontece de 16 a 19 de agosto (quinta a domingo) na mágica cidade colonial caiçara.cachaça de Paraty

O nome certinho do evento é Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty e a festa já está em sua 36ª edição. Os expositores não são numerosos, mas a qualidade da cachaça de Paraty segue implacável: não há cachaça boa, o nível é de excelente para cima, mantendo a tradição multissecular do território que viu sua primeira alambicada lá pelos idos do ano de 1600.

Mas vamos a algumas dicas sobre o festival, que se diferencia muito de outros congêneres.

Paraty é um pequeno território, caprichosamente incrustado como um diamante entre a serra e o mar, que já teve, ali pelo século XIX, mais de centena de engenhos funcionando para abastecer as minas, a corte e o planalto paulistano. Hoje, são menos de dez alambiques com o fogo aceso, sendo que o da família Mello, produtora da Coqueiro, tem origens no século XVIII.

A cachaça de Paraty é distinguida com um selo de “indicação geográfica” pelo INPI, em reconhecimento à sua  “reputação, qualidades e características vinculadas ao local’. No que tange ao devoto, o que encontramos são cachaças encorpadas, generosas e cheias de aromas, mas com a agressividade bem domada pelas sutilezas dos alambiqueiros.

No festival estarão presentes as marcas paratienses Coqueiro, Corisco, Engenho D’Ouro, Paratiana e Pedra Branca, todas detentoras de premiação e com altíssima qualidade.

Os estandes das cachaças de Paraty abrem as portas às 10h. Como todo devoto que já compareceu a festivais sabe, é durante o dia que os ‘profissionais’ fazem a sua degustação e conseguem trocar um dedo de prosa com os produtores para aprender um pouco mais sobre suas cachaças. À noite, é hora da turma mais festiva e os shows assumem o protagonismo da cachaça.

(Em Paraty, a programação musical está bem simpática, aliás, celebrando de fato a cultura local, com presença de grupos de ciranda, na quinta-feira, 20h, jongo e samba, na sexta, 20h, e choro, no domingo, 13h.)festival da pinga de Paraty

Os estandes pousam em uma área do areal do Pontal, de fácil acesso e contígua ao Centro Histórico. A entrada é franca e há estandes de petiscos, churrasquinho etc…

Há, durante todo o fim de semana do festival, programação cultural paralela em cada esquina da cidade e atrações gastronômicas.  Mas o grande atrativo, para o devoto, é a possibilidade de visitar os alambiques das redondezas de Paraty. São todos relativamente próximos à parte central da cidade (um raio de 9 quilômetros) e recebem os visitantes com absoluta fidalguia.

É difícil destacar um ou outro. Mas o alambique da nobilíssima e hiperartesanal cachaça Maria Izabel, por usa localização debruçada para o mar, é inesquecível.

Já o da Engenho d’Ouro fica num sítio lindíssimo, a Penha, mata adentro e serra acima, com cacheira, flora, igreja e um simpático restaurante de comida caseira. E a cachaça feita pela família Carneiro é impecável.

E a vista da Pedra Branca, que também tem uma cachoeira próxima, é deslumbrante como a cachaça armazenada em amendoim da casa.

Portanto, se é necessário uma desculpa para se ir à linda cidade que embalou a infância da cachaça e elevou o seu padrão de qualidade, vá ao Festival da Pinga de Paraty. Mas, se não der para a semana, faça-se um favor e encontre uma data: para o devoto da cachaça, é obrigação de fé.

Quer passear pelo alambique da Maria Izabel? Visite esse post.

A cachaça Engenho d”Ouro,, de Paraty, está na seção Cachaças de A a Z do Devotos. Leia sobre ela aqui.

Alambique Engenho d'Ouro
Alambique Engenho d’Ouro

 

2 Comentários

  1. Hugo Carneiro da Cunha

    Já fui uma vez e achei excelente com bebidas de ótima qualidade.

  2. Ana Paula Fonseca

    Excelente Matéria.
    Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail