Inicio / Destaques / Minas promove Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique

Minas promove Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais promove nos dias 17 e 18 de abril o I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique. O evento será realizado no Crea-MG, em Belo Horizonte, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas nesse link.

O evento pretende reunir produtores, técnicos, comerciantes, empresas e instituições que estejam alinhadas com as ações relacionadas à qualidade, segurança e certificação da cachaça artesanal de alambique.

Entre os temas a serem debatidos em dois dias de atividade estão: gestão de marca, turismo voltado para a cachaça, blendagem, harmonização, tendências de mercado e sustentabilidade da produção, com palestrantes como Leandro Marelli, Arnaldo Ribeiro e José Lúcio Mendes Ferreira. Outro tema de grande interesse do setor produtivo é o Simples Nacional.

cachaça de Minas
Minas e Cachaça: casamento de mais de 300 anos

Segundo o Superintendente do Sindicato das Indústrias da Cerveja e Bebidas em Geral (SindBebidas), Cristiano Lamêgo, será explicado aos produtores como vai ser a tributação a partir do momento em que se optar por esse regime tributário diferenciado. “Esta é uma conquista do setor, aprovada em janeiro deste ano. Quem optar pelo Simples Nacional vai ter uma redução em torno de 60% a 70% no volume de imposto”, avalia.

Minas Gerais tem mais de 4,2 mil alambiques informais e 700 registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  O estado possui um programa de certificação da bebida, o Certifica Minas Cachaça. Executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o programa conta com 18 marcas certificadas.

O I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique tem apoio da Anpaq, SindBebidas, Expocachaça, Sebrae-MG e o Centro Universitário UNA.

I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique

Data: 17 e 18 de abril

Local: CREA-MG – Av. Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho/BH

Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br ( I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique)

Informações: (31) 3915-8554 / saag@agricultura.mg.gov.br

Leia mais sobre o Simples Nacional para a cachaça aqui.

Saiba um pouco mais sobre as raízes da cachaça mineira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail