Inicio / Destaques / Começa amanhã o CMB Brasil com recorde de cachaças inscritas

Começa amanhã o CMB Brasil com recorde de cachaças inscritas

BruxelasComeça nessa terça-feira (03/04) e se estende até quinta-feira (05/04) o Concurso Nacional de Vinhos e Destilados -CMB Brasil. É a 16ª edição do certame, versão brasileira do mais renomado concurso de bebidas do mundo.

O CMB, que é itinerante, dessa vez está sediado no Hotel Atlante Plaza, na praia da Boa Viagem, Recife. Segundo a organização, os jurados terão a tarefa de degustar 538 amostras, entre vinhos e destilados, representando todas as regiões produtoras brasileiras.

Não há rótulos de fora do país nas degustações, que são fechadas ao público.

“Houve um aumento de 25% nas inscrições, do ano passado para cá”, comemora Zoraida Lobato, uma das organizadoras do evento. Quando da abertura das inscrições, ela havia contado ao Devotos (veja aqui o post) que o objetivo era atingir o número de 500 rótulos em disputa. “Isso mostra que produtos laureados com as nossas medalhas são reconhecidos pelo consumidor”, diz Zoraida.

Adivinha qual foi o produto que levou a que a meta de inscrições tenha sido superada? O total de destilados inscritos soma 367. Em torno de 80% desses são cachaças. Um número que impressiona!

Em verdade, o que se observa é uma procura maior dos produtores e um interesse maior dos consumidores pelos concursos que gozam de credibilidade. Uma premiação é uma forma de se diferenciar num mercado excessivamente pulverizado como o da cachaça.

O concurso irá conceder seu cobiçado selo a 30% dos inscritos. Os premiados serão agraciados com medalhas de prata, ouro e duplo ouro.

No dia 5, a propósito, tem início o Salão Internacional de Bebudas, também no Recife. O evento tem na cachaça um de seus protagonistas, com várias marcas expondo seus produtos e se estende até o dia 7.  A premiação do CMB será anunciada no primeiro dia do evento, que acontece no Shopping RioMar.

O Concurso Mundial de Bruxelas – Edição Brasil é organizado em parceria pela empresa belga Vinopress e pela revista Vinho Magazine.

Os 20 jurados, divididos pelas duas categorias (destilados e vinhos), que irão experimentar em degustação às cegas e dar notas para as centenas de rótulos em disputa são especialistas em vinhos ou em destilados, enólogos, jornalistas e formadores de opinião em geral.

2 Comentários

  1. Parabéns aos organizadores da CMB Brasil, pelo grandeza do evento que cada vez mais ajuda na divulgação da cachaça, possibilitando a mesma oportunidade para os pequenos e grandes produtores de terem seus produtos apreciados, todas as cachaças inscritas serão degustadas pelos especialistas, nada mais justo, parabéns aos realizadores e aos produtores também.

  2. João Lídio Sprada

    Sou responsável técnico da Empresa BYLAARDT e estou muito contente pelo desempenho espetacular de nossos produtos na CMB ( Concours Mondiial de Bruxelas) edição BRASIL, o que veio a comprovar a responsabilidade com que o Diretor Proprietário da Empresa Márcio Van Den Bylaardt e Thainá Sprada Van Den Bylaardt administram a empresa e a responsabilidade em oferecer um produto com qualidade e sem riscos para o consumidor, pois são realizadas analises rigorosas na elaboração de todos os produtos.
    Sou Engenheiro Agrônomo, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC). Agradeço aos Engenheiros Agrônomos Dr. Luiz e Dr. Serafim pelas orientações e fiscalização rigorosa que o Ministério da Agricultura realiza nos alambiques espalhados pelo estado de Santa Catarina. Agradeço também a Secretaria de Turismo (Vandrigo Wust) do município de Luiz Alves pelo empenho na divulgação dos produtos da nossa terra, nas feiras e eventos realizados no Brasil e exterior. Valeu LUIZ ALVES, VALEU BRASIL, somos agora reconhecidos internacionalmente e merecemos além do TITULO catarinense da Capital da Cachaça, também o de Capital Nacional da Cachaça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail