Inicio / Artigos / 7 coquetéis com cachaça criados pelo bartender Amauri Silva (agora só faltam 45)

7 coquetéis com cachaça criados pelo bartender Amauri Silva (agora só faltam 45)

No início do ano, Amauri Silva, o estudioso bartender que atende no balcão da pizzaria Veridiana-Jardins, em São Paulo, e tem muito prestígio entre seus pares, soltou no Facebook: “Resolvi que 2018 será um ano diferente!!! Eu mesmo irei impor desafios a mim. Então, colocarei um coquetel com cachaça por semana aqui ( releitura ou autoral ). Por que escolhi a cachaça? Porque nos últimos quatro anos eu simplesmente me apaixonei por cachaça”.

Imediatamente o Devotos avisou ao grande bartender que assim que ele completasse o sétimo drinque, publicaria a série, mas que isso não faria com que deixássemos de cobrar os drinques das próximas 45 semanas.

Então, seguem aí os sete coquetéis elaborados por Amauri Silva, uma coleção que mostra a versatilidade desse profissional cujo mergulho na cachaça já deu e ainda dará muitos bons resultados.

Os drinques não estão ainda na carta da Veridiana. Mas, se pedir, Amauri, obviamente, terá o maior prazer em preparar alguma de suas criações.

Pingapura slingamauri

Uma releitura do famoso Singapura Sling, coquetel criado no Hotel Raffles, em Singapura, o singapura sling ” leva em sua composição cachaça branca, licor de cereja, cointreau, suco de abacaxi, suco de limão, suco de laranja e Angostura.

GingadoAmauri 7

A personalidade da Cachaça permite uma grande versatilidade de sabores, dependendo da madeira na qual ela é envelhecida e da composição dos drinques.
50 ml cachaça envelhecida em ipê
25 ml xarope de mel
15 ml suco de limão siciliano
1bsp de Amarena Syrup.

Ítalo-brasileiro

A história de limoncello é recheada por muitas lendas e diferentes histórias, e a invenção é disputada pelos Sorrentinos, Amalfitanos e Capresinos: no entanto, quem pela primeira vez registrou a marca ‘limoncello’, em 1988, foi o empresário Massimo Channel, e em Capri, muitos argumentam que o seu nascimento está ligado à história desta família.amauri 6

As cidades da costa amalfitana têm limoncellos de muitas variedades, com diversos tipos de álcool como base, inclusive grappa, e as versões com tangerina, chamadas mandarinetto.

Cachaça branca
Limoncello

Orange bitter
Espuma de amêndoas

 

Expresso 1727

O café é uma planta originária do continente africano, das regiões altas da Etiópia, onde ocorre espontaneamente. Segundo uma das lendas da descoberta do cafeeiro, um pastor etíope foi quem percebeu que algumas de suas cabras mudaram seu comportamento após fazer uso de folhas da planta de café em sua alimentação. Da Etiópia foi levado para a Arábia, onde assumia grande importância social, devido ao seu uso na medicina da época para a cura de diversos males.amauri 5

O sargento Francisco de Mello Palheta introduziu o café no Brasil, começando por Belém (Pará), em 1727. Em 1774, o desembargador João Alberto Castelo Branco trouxe sementes para o Rio de Janeiro, dando origem ao ciclo do café na economia do país.
Para celebrar uma das bebidas mais consumidas no mundo apresento o
Expresso 1727.

Café expresso
Licor 43
Suco de limão 
Spray de água de flor de laranjeira


Essência

Aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo, ideia central, argumento principal, espírito… Qual é a sua essência?amauri 4

Cachaça branca
Mandarineto
Chá de hibiscos
Suco de limãos siciliano
Abacaxi fresco

Tiquim (Tiki’n)

Em mineirês, todos os diminutivos levam a terminação im: poquim, jeitim, meninim… Tiquim é sinônimo de “um pouco” e usado quando o mineiro realmente quer pedir moderação. Exemplos: “Quero só um tiquim de café”, “Aí você bota um tiquim de sal”, “Arreda um tiquim pra lá”.amauri 3

Usando a base da coquetelaria tiki e algum bom humor e mineirês na hora de pensar os nomes criei o Tiki’n.

30 ml cachaça mineira envelhecida em i
30 ml cachaça mineira envelhecida em
carvalho francês
30 ml rum com especiarias
10 acerolas frescas
Ang
ostura

Encontro das águas

O encontro das águas é um fenômeno natural visto em rios da região amazônica. O mais famoso ocorre na frente da cidade de Manaus, entre os rios Negro e Solimões, mas tal fenômeno é notável também em Santarém (PA), com o encontro do Tapajós e do Amazonas, entre outros.amauri 2


Cachaça envelhecida em amburana
Vermouth dry
Float de Brasilberg

 

Leia mais matérias sobre coquetelaria com cachaça aqui.

Por Dirley Fernandes

 

2 Comentários

  1. Amauri Josquim da Silva

    Obrigado Dirley Fernandes e todos do “ devotos da cachaça pela matéria maravilhosa

  2. Parabéns, simplesmente divino esses coquetéis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail