Inicio / Cachaças de A a Z / Colombina 10 Anos: uma cachaça com sabor de tempos felizes

Colombina 10 Anos: uma cachaça com sabor de tempos felizes

Por Dirley Fernandes

A Cachaça Colombina 10 Anos, desde o seu rótulo e garrafa belamente retrôs, é uma reminiscência de um outro tempo na história da cachaça, um tempo em que os modos de produção eram menos padronizados, e os usos e costumes ditavam uma variedade muito maior de sabores e possibilidades.

Um tempo melhor? Não, necessariamente. Hoje, temos uma normatização que se fez necessária em determinado momento e deu um norte fundamental para o setor. O problema é quando, diante de um cenário em que produziu rótulos de alta qualidade bem sucedidos comercialmente, a resposta de muitos produtores é tentar repetir os mesmos padrões já pisados, produzindo cachaças que, por melhores que saiam, serão sempre a sombra de outras que já ocupam os nossos corações, mentes e prateleiras.

Diante disso, a Colombina – que estará em degustação especial no dia 10 de março, sábado, no Café do Bom Cachaça da Boa, no Rio – é um respiro, uma marca com quase cem anos de história e que, tendo se adaptado às normas vigentes de produção, manteve sua personalidade diversa e interessantíssima.

Produzida em uma fazenda cujos alambiques fizeram seu primeiro fogo nos idos de 1890 – a Fazenda Canjica, em Alvinópolis (MG) –, a Colombina é armazenada em jatobá, madeira utilizada por um número bem limitado de marcas para esse fim. O armazenamento é feito em “seculares paróis”, no lugar dos tradicionais tonéis. Paróis são estruturas retangulares compostas em madeira, outrora muito utilizados na produção sucroalcooleira.

Edição limitada, a Colombina 10 Anos é uma versão mais vetusta, mais grave, da serelepe Colombina 3 anos.

Cachaça Colombina 10 Anos
Cachaça Colombina 10 Anos

O jatobá empresta à Colombina 10 Anos uma cor misteriosa, de um tom apenas levemente amarelado, muito particular.

O aroma, muito expressivo, remete a aniz, a alfazema, a noites mornas em salas de fazendas mineiras, onde moças casadoiras espalharam flores pela sala e doces de compota pela mesa à espera do possível pretendente…

Não é equilíbrio a onda da Cachaça Colombina 10 anos. Se fosse julgamento de Carnaval, ela poderia perder ponto em alguns quesitos. Mas se julgarmos cachaças e escolas de samba pelas virtudes – como devemos -, a Colombina 10 anos tem vaga certa em todos os desfiles das campeãs.

Não há tantas cachaças como a Colombina 10 Anos por aí, com sabores fortes, untuosidade, bom corpo e uma pitada de estranhamento. O uso do jatobá faz toda a diferença, E o produtor seguiu o caminho da franqueza. Como também acontece com a Colombina 3 Anos, aqui tudo está evidência: o doce, o mentolado e um picante delicioso que se espalha por toda a boca. Em meio a esse disparo sequenciado de sabores, não se percebe o teor alcoólico mais forte (45%), que vai se manifestar no longo final.

Enfim, a Colombina 10 Anos, que pode ser encontrada a R$ 185 na Amburana, é uma bebida que será especialmente apreciada por quem já tem algum tempo na estrada do destilado nacional e vai se alegrar ao ver uma cachaça que optou, sem temores, por caminhos diferentes, no emaranhado de veredas sem fim dos sabores e possibilidades do destilado nacional.

A degustação da Colombina no sábado, 10/03, começa às 11h. Saiba mais sobre o Café do Bom Cachaça da Boa, a primeira cachaçaria a ser tombada como patrimônio histórico no mundo, aqui.

Conheça mais cachaças excepcionais na seção Cachaças de A a Z do Devotos.

3 Comentários

  1. Cachaça é um universo amplo e com muitas possibilidades de percepção. Não apenas no espectro sensorial do paladar. Vale o visual, a história e os “porquês”? A Colombina 10 Anos amplifica estas percepções, multiplica os porquês, e não pretende seguir padrões, pelo contrário quer mesmo é ter a coragem de ser ela mesma. E tem.

  2. Rogério Souto Chaves

    Cachaça com personalidade própria de sabor definido e muito palatável.

  3. A Colombina é realmente muito boa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail