Inicio / Destaques / Mulheres quase dobram representação entre jurados do Ranking Cúpula da Cachaça

Mulheres quase dobram representação entre jurados do Ranking Cúpula da Cachaça

Por Dirley Fernandes

A lista de jurados eleitos pela Cúpula da Cachaça para levarem a cabo a ‘Seleção dos Especialistas’, segunda fase do Ranking Cúpula da Cachaça, mostrou que há algo de novo no reino do nosso destilado. Entre os 40 indicados para se juntar ao grupo de especialistas na tarefa de destilar a lista de 250 cachaças até chegar aos 50 rótulos que irão para a fase final, há nada menos que 13 mulheres.

É um avanço e tanto das mulheres da cachaça, se compararmos com o painel de jurados de dois anos atrás, que abrigava apenas sete nomes femininos – a representação das devotas da cachaça teve aumento de 85%.

Essa presença feminina em meio a um corpo de jurados de nível altíssimo e múltipla formação é apenas mais um sinal da ocupação dos espaços no universo da cachaça pelas mulheres, como o são o surgimento de confrarias femininas (que foi tema nesse post) e, sobretudo, com a atuação destacada de profissionais do sexo feminino na Academia, nas destilarias e nos balcões dos melhores bares.

O universo da cachaça, claro, só tem a melhorar com isso.

Vamos às mulheres da cachaça que, assim como os rapazes, terão agora um prazo de cerca de 30 dias para dar sua colaboração na definição das 50 cachaças que participarão da ‘Degustação às cegas’ – a terceira e última fase do III Ranking Cúpula da Cachaça, grupo formado por 13 especialistas que, aliás, ainda não incluiu uma mulher em suas fileiras, o que, no entanto, tem sido alvo de constantes discussões entre seus integrantes,  entre os quais se inclui esse redator.

Aline Bortoletto e Ana Carolina Corrêa
Aline Bortoletto e Ana Carolina Corrêa

A lista começa com Aline Bortoletto, uma das mais destacadas pesquisadoras de cachaça do país. Aline é cientista de alimentos ligada à Esalq-USP e promove cursos regularmente por todo o país.

Ana Carolina Corrêa é bióloga e também pesquisa a cachaça na Esalq-USP, além de ser diretora da Confraria Paulista da Cachaça.

Ana Laura Guimarães é criadora do aplicativo Cachaciê e promove eventos ligados à cachaça em Belo Horizonte (MG).

Andreia Gerk é auditora fiscal agropecuária, com longa atuação no setor de cachaça.

Cláudia Fernandes é integrante histórica da Confraria de Cachaça Copo Furado, do Rio de Janeiro.

A sommelière Deise Novakoski é uma das mais destacadas profissionais de bares e restaurantes do Rio de Janeiro e pioneira na luta pela valorização da cachaça.

Eliana Girardello é sommelière de cachaças da mais importante loja do ramo do Paraná, a Vò Milano, de Curitiba.

Elen Lopretti é cachacière e consultora (Personal Cachacier)

Isadora Bello Fornari, especialista em cachaça e em análise sensorial, é uma das mais atuantes profissionais do setor.

A jornalista Kelly Costa tem se dedicado a m trabalho de divulgação da caipirinha, com frutos como o site Caipirinha Prendada e o livro ‘Caipirinhas: 60 Dicas Testadas e Aprovadas’ (Editora Gralha Azul).

Lethicia Suzigan Corniani também é pesquisadora ligada à Esalq-USP e fundadora da start up de biotecnologia Smart Yeast.

Luisa Saliba é mulher que não se contenta com pouco. Sua casa no bairro de Santa Cecília, em São Paulo – a Rota do Acarajé – tem mais de mil rótulos de cachaça em estoque, um número provavelmente inigualado em bares e restaurantes.

Priscila Mallmann é sommelière de cachaça e de vinhos.

Saiba mais sobre a Rota do Acarajé, casa de Luisa Saliba, nesse post.

Conhece a Confraria das Mulheres da Cachaça? Você, devota, pode se inscrever. E vai ter encontro em Belo Horizonte na próxima semana. Saiba mais clicando aqui nesse post.

A lista completa dos jurados da ‘Seleção dos Especialistas’ está no site da Cúpula.

2 Comentários

  1. Oi! Só pra complementar, eu sou biomédica de formação e profissão.
    Somelliere de cachaças por paixão.
    Obrigada pelo destaque para as mulheres!

  2. Ola, Quando devemos enviar a Garrafa(as) e para que endereço as que ficaram entre as 250 selecionadas.

    Grato pela atenção.
    Ótima semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail