Inicio / Direto do Alambique / Ranking Cúpula da Cachaça: confira as cachaças eleitas pelo voto direto para a 2ª fase

Ranking Cúpula da Cachaça: confira as cachaças eleitas pelo voto direto para a 2ª fase

São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e até Distrito Federal. Tem pinga de tudo que é canto do país na lista das ‘250 Cachaças Mais Queridas do Brasil’, as eleitas para a segunda fase do III Ranking Cúpula da Cachaça. 

É uma lista que comprova como a participação no Ranking – que em sua primeira edição teve 4 mil votantes, na segunda, 23 mil, e agora atingiu 43.176!!! – se espalhou país afora numa grande celebração da bebida de nossa devoção. O aumento na participação de devotos em relação à segunda edição foi de estratosféricos 95%.

Agora, o grupo das ‘Cachaças Mais Queridas do Brasil’ vai para a destilação. Um painel com cerca de 50 dos maiores especialistas de cachaça do país irá selecionar os 50 rótulos que irão para a finalíssima. Essa fase é chamada ‘Seleção dos Especialistas’.

Essas cachaças irão para a ‘Degustação às cegas’. Durante dois dias, no último final de semana de janeiro, os 12 cúpulos – entre os quais esse editor que vos escreve – se reunirão na Cachaçaria Macaúva (Analândia – SP) e analisarão aspectos visuais, olfativos e sensoriais de cada uma dessas maravilhas da produção brasileira, estabelecendo pontuações para uma série de quesitos. A média ponderada dos votos definirá as posições no Ranking e a ‘Cachaça do Ano’.

Imagem: Maurício Motta
Imagem: Maurício Motta

Mais de 1,1 mil rótulos receberam indicações dos devotos vindos de todos os estados brasileiros, comprovando que o Ranking Cúpula da Cachaça é, de fato, o mais abrangente e democrático concurso de cachaças do país. Só foram validados os votos em cachaças que se enquadram nos critérios do concurso: estarem legalizadas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e em circulação no mercado.

Quer ler a lista agora, não é? Ela está aqui, ao final desse post, lá no site da Cúpula da Cachaça. 

Por Dirley Fernandes

3 Comentários

  1. Através da lista de 250 cachaças, levantei os números abaixo, sendo Nº (número de cachaças entre as 250) e % (a relação percentual da quantidade Nº):

    Região Sudeste
    ———-Nº %
    MG 77 30,8
    SP 37 14,8
    RJ 32 12,8
    ES 8 3,2

    Região Sul
    ———Nº %
    RS 19 7,6
    SC 8 3,2
    PR 5 2

    Região Nordeste
    ———Nº %
    PB 21 8,4
    BA 19 7,6
    PE 7 2,8
    CE 4 1,6
    AL 3 1,2
    RN 3 1,2
    SE 1 0,4
    MA 1 0,4
    PI 0 0

    Região Centro-Oeste
    ———Nº %
    GO 2 0,8
    DF 1 0,4
    MT 0 0
    MS 0 0

    Região Norte
    ———Nº %
    PA 2 0,8
    TO 0 0
    AP 0 0
    RR 0 0
    AM 0 0
    RO 0 0
    AC 0 0

  2. Turmalina da serra 👏👏👏👏

  3. Parabéns aos produtores catarinenses integrantes da lista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail