Inicio / Lugares para beber / A 1ª cachaçaria do mundo com o título de ‘patrimônio cultural’ fica no Rio

A 1ª cachaçaria do mundo com o título de ‘patrimônio cultural’ fica no Rio

Trata-se do Café do Bom Cachaça da Boa, na mais que tradicional rua da Carioca, no Centro, um baluarte da cachaça de qualidade nas terras de São Sebastião. Desde o dia 1º de novembro, a casa é a primeira cachaçaria do mundo a ser considerada patrimônio cultural. E o status recém-adquirido é para lá de merecido em se tratando do estabelecimento que recebeu a honraria.

A oficialização da medida veio na forma de um decreto da Prefeitura do Rio no qual 23 estabelecimentos comerciais, todos da região central da cidade, foram listados como merecedores de proteção diante de seu valor histórico.

“Considerando que o negócio tradicional é parte integrante do nosso referencial cultural”, diz o decreto, e “a necessidade de se preservar a memória cultural através dos seus modos de fazer, expressar e de celebrar”, os estabelecimentos “ficam registrados como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial”.

A partir de agora, portanto, o Café do Bom Cachaça da Boa terá seu nome inscrito no “Livro de Registro das Atividades Econômicas Tradicionais e Notáveis” e a municipalidade terá a obrigação de envidar esforços para que as atividades da casa se mantenham nos moldes atuais.

Por seu turno, o estabelecimento terá que manter as “características marcantes” que o identificaram como representativo da cultura carioca, sob pena de perder o status adquirido.

Imagem: Rio.com
Imagem: Rio.com

 

O Café do Bom Cachaça da Boa tem dois diferenciais fundamentais em relação à maior parte das cachaçarias, o que o faz merecedor de repetidas visitas dos cariocas e também dos visitantes da cidade (que podem chegar ao local de metrô, de forma bem fácil).

A primeira é que a casa tem à frente Yansel Galindo, um especialista em cachaças de verdade, que está sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos e é capaz de garantir a qualidade de cada garrafa que vende, serve em doses ou em caipirinhas para seus clientes. Para comprovar o seu mérito, basta dizer que Yansel é o atual presidente da Confraria da Cachaça Copo Furado, conduzindo uma gestão muito operosa à frente da instituição.

O segundo diferencial é a ambientação da loja. Instalado num belíssimo e centenário prédio, o Café do Bom Cachaça da Boa “se encaixou” no cenário, ao abrir suas portas, em 2003, com muita sensibilidade. O ar de um Rio Antigo mais ameno, do tempo da delicadeza, que dá o tom da decoração cheia de objetos antigos, convida o transeunte da icônica Rua da Carioca a se sentar e desfrutar com o devido vagar da extensa carta de cachaças do local. O piso de ladrilho, a escada de metal no centro do salão, o balcão alto, a vitrine, as cristaleiras…. Tudo testemunha a necessidade de preservar o lugar, compreendida por seus proprietários e, de agora em diante, protegida pela municipalidade.

E, como consequência das capacidades de Yansel, temos excelentes cachaças no cardápio, que pontificam ao lado de boas opções de lanches, petiscos, refeições, cervejas e cafés especiais. Anísio Santiago, Áurea Custódio, Bento Velho, Canarinha, Claudionor, Coqueiro, Da Quinta, Magnífica, Maria Izabel, a sumida MC da Boa Vista, Rainha do Vale, Reserva do Nosco, Rochinha, Santa Rosa, Serra Limpa, Volúpia, Werneck… Essas são só algumas das que se destacam na variadíssima oferta de cachaças de A a Z selecionadas por Yansel.

Diante da boa notícia, não custa lembrar a frase criada pela Manu Romano, da cachaça Bem-me-quer. “Senhor, dai-me café para mudar as coisas que eu posso mudar e cachaça para aceitar as que eu não posso”. No Café do Bom Cachaça da Boa, o devoto encontra os dois: ânimo e consolações.

O Café do Bom Cachaça da Boa fica na Rua da Carioca 10, Centro. Horário: 10h às 20h de segunda a sexta; 10h às 14h30 aos sábados. Tel: (21) 2509-1018

Outros lugares com cachaça por aí? Conheça aqui nessa página.

Por Dirley Fernandes

2 Comentários

  1. Show de espaço, gastronomia e atendimento. Sem falar da carta de cachaças, que é das mais completas do Rio! O proprietário e um gentleman! Super entendido do universo cachaceiro, no melhor dos sentidos!

  2. Bela reportagem pelo meu escriba favorito de matérias sobre a Cachaça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail