Inicio / Destaques / Cachaças paulistas premiadas em concurso

Cachaças paulistas premiadas em concurso

Cachaça JP, Cachaça do Rei, Itupeva 5 Anos e Wiba Blend de Carvalhos foram as cachaças paulistas remiadas com medalha de ouro no concurso Cachaça com Ciência, realizado pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

O concurso contou com 58 rótulos de cachaças paulistas, produzidos por 18 alambiques, que foram divididos em quatro categorias: branca/descansada, envelhecida, premium e extra premium. As bebidas foram avaliadas por sete jurados na quinta-feira (14/08), seguindo normas internacionais.

“Foi realizada uma degustação às cegas que avaliou diferentes características da bebida, envolvendo apreciação visual, olfativa e gustativa”, explicou Cauré Portugal, diretor da consultoria Smart Yeast, que elaborou o protocolo e conduziu a competição.

O objetivo do concurso foi auxiliar os produtores na melhoria do processo de produção das cachaças. “O reconhecimento da qualidade do produto pode ser um incentivo aos produtores para que eles tenham um processo de obtenção da cachaça artesanal de modo cada vez mais tecnificado. Além disso, é uma oportunidade para eles divulgarem seus produtos”, afirmou Gabriela Aferri, pesquisadora da APTA.

Representantes de Itupeva, Paraibuna, Jaú, Fernão, Dois Córregos, Pederneiras, Lençóis Paulista, São Paulo, Mirassol, Bocaina, Pratânia, Dracena, Capivari e Torrinha participaram dessa primeira edição do concurso, que deve ter nova rodada no próximo ano. “Abrimos a exceção de receber a inscrição de produtores que não têm suas cachaças registradas. Quisemos com isso mostrar para esses produtores que os produtos deles são bons e precisam estar regularizados”, disse Portugal.

Por falar em concurso, o maior e mais abrangente do mercado, o Ranking Cúpula da Cachaça, já está em andamento. Saiba mais aqui.

Cachaças paulistas premiadas no concurso Cachaça com Ciência

Brancas/descansadas

Medalha de ouro: cachaça JP (Itupeva)

Medalha de prata: cachaça Engenho São Luiz (Lençóis Paulista)

Medalha de bronze: cachaça Itupeva Cristal (Itupeva)

wiba

 

Envelhecidas

Medalha de ouro: Cachaça do Rei (Capivari)

Medalha de prata: cachaça Itupeva Amburana (Itupeva)

Medalha de bronze: cachaça Genuina (Dois Córregos)

 

Premium

Medalha de ouro: cachaça Wiba Blend de Carvalhos (Torre de Pedra)

Medalha de prata: cachaça Catarina Única (Dracena)

Medalha de bronze: cachaça Taperinha Original (Fernão)

 

Extra premium

Medalha de ouro: cachaça Itupeva Carvalho 5 anos (Itupeva)

Medalha de prata: cachaça Vecchio Albano (Torrinha)

Medalha de bronze: cachaça Engenho São Luiz (Lençóis Paulista)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail