Inicio / Direto do Alambique / Dia Nacional da Cachaça: saiba onde celebrar nosso destilado. Comemorações vão até o sábado

Dia Nacional da Cachaça: saiba onde celebrar nosso destilado. Comemorações vão até o sábado

Nesse ano, não vamos nem lembrar que o 13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça –, diferentemente do que muita gente diz todos os anos, não foi a data em que a produção do nosso destilado foi liberada no país, após a chamada Revolta da Cachaça (1661), mas justamente o contrário. Foi num 13 de setembro, em 1649, que Lisboa baixou um decreto proibindo a fabricação da cachaça no Brasil! Se quiser saber mais sobre essa história, leia esse artigo.

Portanto, a data escolhida para a celebração é um tanto estranha, mas… não será isso que vai empanar o ímpeto dos devotos de erguer os copos e dar muitos ‘Vivas!’ à cachaça.

Então, vamos a algumas das comemorações agendadas para essa semana magna do destilado nacional brasileiro. Tem muitas outras, em Curitiba, Ribeirão Preto, Belo Horizonte… aqui são só algumas para dar água na boca.

II Semana da Cachaça na Rota do Acarajé (São Paulo)

A Rota do Acarajé, uma das fortalezas da cachaça em terras paulistanas, celebra o destilado nacional com uma programação extensa. Nessa terça-feira, por exemplo, além de servir caipirinhas a R$ 15 o dia todo, a casa que tem mil rótulos do nosso destilado em sua carta programou palestras com Alexandre Bertin, da Cachaça Sapucaia, e com Bruno Videira, do blog Cachaça do Bruno. Saiba mais sobre a programação e a casa aqui. E conheça um pouco mais sobre a casa aqui nesse post.

7 a 13 de setembro, Horários diversos, Rota do Acarajé (R. Martim Francisco 539, Santa Cecília)

Confraria de Cachaça Copo Furado (Rio)reserva do nosco

A gloriosa Confraria do Copo Furado reúne os confrades, os muitos amigos e um belo time de produtores na noite de terça-feira (12/08) para celebrar nosso destilado em clima festivo. Será no Casarão Ameno Resedá, no Catete, a partir de 20hs, com entrada franca. Duas novas cachaças marcarão presença: a fluminense Vieira e Castro e a mineira Maria, Maria. Ao lado delas, nomes consagrados como Áurea Custódio, Reserva do Nosco, Januária e Sebastiana, que poderão ser degustadas, acompanhadas da tradicional resenha com os produtores e/ou representantes, e adquiridas para levar para a casa. “Unidos beberemos! Sozinhos também”, como reza o lema dos confrades. Saiba mais sobre a Confraria aqui.

12/09, 20hs, Casarão Ameno Resedá (Rua Pedro Américo 277 – Catete)

Confraria Paulista da Cachaça (São Paulo)

Já a Confraria Paulista da Cachaça faz a festa no próprio dia 13 (quarta-feira), no Speto Paulista, no Itaim Bibi. Doze marcas apoiam o evento e levam seus líquidos preciosos para degustação. Um time lindo (Caraçuipe, Engenho São Luiz, Matriarca,Middas, Ouro1, Poço da Pedra, Quinta das Castanheiras, Reserva 51, Sanhaçu, Spiral, Turmalina da Serra, Wiba e Yaguara) participa do evento. Um diferencial bacana do festão dos paulistas será o balcão de coquetéis de cachaça, com a presença de alguns dos finalistas do recente I Concurso Brasileiro de Rabo de Galo, preparando, obviamente… rabos de galo. O ingresso dá direito à degustação das cachaças e dos drinques. Saiba mais sobre a Confraria aqui. Leia sobre o I Concurso Brasileiro de Rabo de Galo aqui.

Os ingressos para a celebração podem ser adquiridos aqui.

13/09, 19hs, Speto Paulista (Joaquim Floriano, 180)

Dia Nacional da CachaçaCachaça Magnífica

Uma turma de bartenders da melhor qualidade vai se reunir para celebrar a data magna da ‘marvada’ no Bar dos Descasados, em Santa Tereza, no Rio, com um cardápio especial de coquetéis exclusivos e o apoio da Cachaça Magnífica. Renato Tavares, Thiago Jamaica, Roger Bastos, Vando Cardoso, Leo Peralta e Gregg Sanglardh são os caras que vão celebrar a coquetelaria com cachaça nesse evento dos mais interessantes no alto da Cidade Maravilhosa. Cada drinque vai sair por simpáticos R$ 15. A Cachaça Magnífica estende a celebração para outras casas do bairro onde fica o escritório da empresa. A primeira dose da noite do dia 13 será por conta da marca. Mais sobre a Magnífica? Leia aqui.

13/09, 19hs, Bar dos Descasados (Rua Felício dos Santos 15, Santa Tereza, Rio)

Encontro das Cachaças da Bahia (Salvador)

No Dia Nacional da Cachaça, começa em Salvador, onde já está acontecendo a Semana Baiana da Cachaça (leia aqui), o 1º Encontro de Cachaças da Bahia, que vai até o dia 16 e terá degustação e vendas de cachaças, além de palestras e workshops. A promoção é da Abrasel. O local é o restaurante Gibão de Couro, na Pituba.

13/09 a 16/09, 12hs às 21hs, Gibão de Couro (Mato Grosso, 53, Pituba)
Clube Carioca da CachaçaClube Carioca da Cachaça

O Clube Carioca da Cachaça fecha a semana celebrando a cachaça no Mangue Seco, no Centro, na tarde de sábado, com a participação de cachaças como a Macena, a Maria, Maria e a Vieira e Castro, entre outras. Sobre o Clube Carioca da Cachaça, comandado pelo nosso colunista Manoel Agostinho Lima Novo, leia aqui. No início do encontro, esse editor falará sobre a origem histórica do Dia Nacional da Cachaça.

16/09, 12hs, Mangue Seco (Lavradio, 23)

Sobre a origem do Dia Nacional da Cachaça, que remonta ao século XVII, leia esse post.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail