Inicio / Direto do Alambique / Ranking Cúpula da Cachaça: vai começar a 3ª edição do maior concurso do destilado brasileiro

Ranking Cúpula da Cachaça: vai começar a 3ª edição do maior concurso do destilado brasileiro

Por Dirley Fernandes

O Ranking Cúpula da Cachaça chega à sua terceira edição nessa quinta-feira (07/09) com a expectativa de, mais uma vez, mobilizar todo o universo da cachaça. O maior concurso dedicado ao destilado nacional do país, que é realizado em três fases, escolheu o Dia da Pátria para dar início à ‘Votação Popular’, primeira fase do certame que tem seu ponto culminante na ‘Degustação às Cegas’, que será realizada no final de janeiro do ano que vem, durante a sexta edição da Cúpula da Cachaça.

A principal característica que diferencia o Ranking da Cúpula da Cachaça — criado por um grupo de especialistas no destilado, em 2013 — de qualquer competição de bebidas do país é o fato de ser um concurso sem inscrições. Todas as cachaças produzidas no Brasil, desde que devidamente legalizadas, participam automaticamente da competição.

A Cúpula – da qual esse redator é membro e um dos fundadores – adotou um processo em três fases para a competição que se revelou, desde a primeira edição, muito eficiente, produzindo resultados coerentes, mas não cristalizados e previsíveis, e, sobretudo, atingindo os grandes objetivos dos ‘cúpulos’ (como são conhecidos os membros do grupo, hoje composto por 13 profissionais) quando idealizaram o concurso: divulgar as enormes virtudes da cachaça e incentivar a busca permanente da qualidade da produção. Como exemplo, no Ranking de 2016, entre a reunião da Cúpula e a divulgação dos resultados do Ranking – que acontecem na mesma semana –, a cachaça ganhou visibilidade inédita (matéria na TV Globo, chamada de capa no ‘Estadão’ e citações em mais de uma centena de veículos em todo o Brasil e no exterior).

ranking cúpula da cachaça
Imagem: Mateus Verzola

A Votação Popular irá produzir a lista das 250 Cachaças Mais Queridas do Brasil, um rol suficientemente amplo para que estejam incluídos todos os rótulos que possuem maior relevância no mercado nacional.

A segunda fase é a Seleção dos Especialistas. Nessa etapa, um painel composto por cerca de 40 experts, de diferentes formações e espalhados por todo o país, irá destilar a lista de 250 cachaças, apontando aquelas que considera as melhores, o que irá produzir a lista das 50 cachaças finalistas.

São essas 50 cachaças que irão para a Degustação às Cegas, apenas com os membros da Cúpula, que se reunirão por três dias em Analândia (SP) e vão avaliar as cachaças, levando em conta aspectos visuais, olfativos e gustativos, além de aspectos mais gerais, como personalidade.

Como é regra em concursos internacionais de bebidas, as cachaças não serão fornecidas pelos produtores, mas sim buscadas no mercado. As notas passarão por tratamento estatístico e o resultado só será conhecido pelos ‘cúpulos’ no momento em que forem publicados pelo Paladar, caderno de gastronomia do jornal Estado de S. Paulo.

A grande novidade do ano é que, diferentemente das edições anteriores, o resultado será publicado separando-se as cachaças em duas categorias: brancas (que inclui as cachaças armazenadas em madeiras ditas ‘neutras’ e aquelas que só passam por inox) e armazenadas/envelhecidas (que abrange as cachaças que passam por madeira, com alteração expressiva de cor). A ideia é valorizar mais as branquinhas, que, em sua simplicidade direta, acabavam escondidas entre as maturadas, de sabores mais complexos, mas que, de forma alguma, lhe são superiores. A cachaça que obtiver a melhor pontuação, nas duas categorias, será considerada a Cachaça do Ano.

A propósito, as melhores branquinhas dos dois primeiros rankings foram a Rainha do Vale (2014) e a Reserva do Nosco (2016), duas cachaças cujo nome o redator não consegue redigir sem que lhe venha água na boca.

Conheça as regras do Ranking e, se está lendo depois do dia 7/9, vote aqui.

Saiba quais são as 50 cachaças do atual Ranking Cúpula da Cachaça aqui,

Leia mais sobre a Rainha do Vale aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail