Inicio / Direto do Alambique / Rabo de Galo terá I Concurso Nacional na próxima semana

Rabo de Galo terá I Concurso Nacional na próxima semana

Por Dirley Fernandes

É a hora e a vez do Rabo de Galo. O drinque brasileiro que saiu dos botecos paulistas para conquistar os paladares terá duas noites de gala na semana vindoura. O Club Atlético São Paulo (Clube Inglês) sedia nas próximas segunda e terça-feira o I Concurso Nacional de Rabo de Galo.

Bartenders de todo o Brasil apresentarão suas versões para o coquetel que tem como base cachaça e um bitter (vermute, Cynar…). As inscrições ainda podem ser feitas no site do evento, que tem no comando ninguém menos que Mestre Derivan, o decano dos bartenders brazucas e membro da Cúpula da Cachaça.

A iniciativa é um passo fundamental na direção do grande objetivo da coquetelaria brasileira: incluir o Rabo de Galo na Carta de Cocktails da IBA (Associação Internacional de Bartenders), uma listagem de drinques clássicos internacionais que todo bartender de alto coturno deve dominar.

Hoje, o representante solitário do Brasil e único drinque à base de cachaça do rol é a gloriosa Caipirinha. Precisamos mais; e o Rabo de Galo, com seus amargos, frescores e profundidades tem tudo para figurar em todas as boas cartas de drinques do planeta, ajudando a apresentar a cachaça para o mundo.concurso rabo de galo

A ideia do evento é que os profissionais façam uma releitura e criem receitas únicas do Rabo de Galo. O drinque tem uma base (cachaça+bitter), mas permite muitas variantes, desde a escolha do tipo de cachaça (brancas, envelhecidas) e do bitter, até o uso de agregados, dosamentos, técnicas, toques locais etc… A inscrição, sem nenhum custo, é feita de forma bem rápida, sem revelar a receita, aqui

É justamente a versatilidade um dos trunfos do nosso Rabo de Galo, que tem sido repaginado, em especial pelos bartenders paulistanos, em versões extremamente criativas. Até esse redator tem sua versão amadora, inspirada em criações de grandes profissionais e amigos como Jean Ponce (Guarita) e Walter Garin (Shake) e que leva uma dose e meia de cachaça, uma dose de Cynar, uma casca bem grande de laranja devidamente retorcida e um dash de cachaça envelhecida em bálsamo. Fica lindo, refrescante e aromático, lhes garanto.

Quanto ao evento, na segunda-feira serão apresentadas para a Banca de Jurados Técnicos e Sensoriais – da qual esse devoto fará parte – as criações dos bartenders de todo o país.

No segundo dia, haverá a final, com os dez melhores drinques, além de palestras com os mestres e membros da Cáupula da Cachaça Milton Lima (Carta de Cachaça) e Leandro Batista (Caipirinha na Quebrada), com o sommelier Sérgio Cruz (Bitter Brasil) e com o prodígio Kennedy Nascimento (Coquetelaria brasileira).

O Club Atlético São Paulo fica na rua Visconde de Ouro Preto, 189, na Consolação, em São Paulo (SP). O evento começa às 16h no dia 21 e às 13h no dia 22, com previsão de se estender até 21h.

O I Concurso Nacional de Rabo de Galo tem o patrocínio das cachaças 51, Leblon, Tiê, Paulista, e Yaguara, além da Brasilberger, Stock Licores e Bartender Store. As empresas apresentarão seus produtos em um espaço de exposição. Também apouam o evento o IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), Cúpula da Cachaça, Confraria Paulista da Cachaça, Escola da Cachaça e Pró Drinks – Escola de Bartenders.

Mais sobre o projeto do Rabo de Galo e sobre como Mestre Derivan levou a caipirinha para a carta da IBA? Leia aqui.

Rabo de galo do Guarita Bar
Rabo de galo do Guarita Bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail