Inicio / Destaques / Servir cachaça vai ser de lei para bares do Rio

Servir cachaça vai ser de lei para bares do Rio

Coqueiro: marca tradicional de Paraty
Corisco: marca tradicional de Paraty

Servir cachaça pode virar lei no Estado do Rio  – o que é extremamente justificado, visto que o destilado nacional  tem na velha província o berço onde se desenvolveu. Foi aprovado, em segunda discussão, na Assembleia Legislativa, nessa quinta-feira (27/ 04), o projeto de lei 1.087/15, que determina que bares, restaurantes e hotéis incluam cachaças produzidas no estado em seus cardápios.

A proposta é dos deputados Jorge Picciani (PMDB), Paulo Ramos, Eliomar Coelho (ambos do PSol), Luiz Paulo (PSDB), Luiz Martins (PDT), Dr. Julianelli (Rede) e do ex-deputado Dr. Sadinoel. O texto seguirá para a sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir. Como o governador é um entusiasta do nosso destilado, a proposta tem tudo para virar lei rapidamente.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos que oferecem carta de bebidas destiladas – como cachaça, vodca, tequila, gim e uísque – deverão ter pelo menos quatro marcas de cachaças fluminenses, informando ainda seu município de origem.

O deputado Eliomar Coelho (PSol) explica que a ideia é estimular o setor. “Parece que a gente esquece de valorizar as cachaças do estado, que são produtos de altíssima qualidade, hoje exportados para o mundo todo. Então esse projeto é uma forma de valorizá-las”, comentou.

Nunca é demais lembrar que Paraty, no litoral sul do estado, foi o primeiro polo de grande importância para a cachaça, contando, já no século XVII, com mais de cem alambiques em funcionamento. Hoje, a produção fluminense é caracterizada pela alta qualidade e se espalha pelas diferentes regiões do estado.

 

3 Comentários

  1. Otima notícia!
    Errata: a foto em questão é de uma Corisco. Paraty

  2. Poderse-ia discutir o método, mas o resultado será benéfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail