Inicio / Destaques / No alambique da Reserva do Gerente, vice-campeã do II Ranking da Cúpula

No alambique da Reserva do Gerente, vice-campeã do II Ranking da Cúpula

Por Manoel Agostinho Lima Novo

Há três semanas, atendendo a um convite da Associação Esportiva Saco e Maca, formada por um grupo de fuzileiros navais veteranos, ministrei um workshop sobre cachaça de qualidade no alambique da premiada Reserva do Gerente, em Guarapari, no Espírito Santo.

Eu encontrei o grupo naquela cidade, pois eles vinham numa excursão de dez dias, que saíra do Rio de Janeiro e seguira até a cidade de Canavieiras, no sul da Bahia.

Neste percurso, visitaram alguns pequenos alambiques na beira da estrada e degustaram aquelas mostras clandestinas apresentadas a eles. Como o grupo não chega a conhecer profundamente o liquido precioso, aproveitou o pit stop do ônibus para se envenenar um pouquinho.

De toda forma, isto serviu para que eles, homens e mulheres, chegassem a Guarapari, a mais mineira das cidades capixabas, ávidos por uma boa cachaça, e olha onde foram parar, no alambique daquela foi a segunda colocada no II Ranking Cúpula da Cachaça, na fazenda do seu Ademar Belizario.

O velho Ademar de chapéu de chita na cabeça e com sua aparência humilde (que esconde uma enorme sabedoria), nos recebeu numa felicidade ímpar. Permitiu (como já estava combinado) que promovêssemos o workshop na praça de moagem, onde foi passado para os presentes – atentos, como sempre – um pouco da história da cachaça, do processo de produção, dos cuidados na hora de comprar um produto de qualidade e os tipos de cachaça que existem no mercado.

IMG_1962Depois, visitamos cada estágio da produção, com explicações, perguntas e respostas. E, a cada passo, um batalhão de celulares fotografava os detalhes do alambique. Por fim, acessamos a lojinha, onde os visitantes esvaziaram os limites de seus cartões de crédito.

Para coroar o evento, seu Ademar nos ofereceu, além de cachaça de excelente qualidade (pura, premium de carvalho, armazenada em castanheira e extra premium em carvalho), várias rodadas da cerveja que ele, agora, também está produzindo, a VIX, que vai chegar às prateleiras em breve.

Tudo encerrado com uma grande foto de despedida, com a faixa dos Veteranos Fuzileiros Navais, seu Ademar na frente, e os tradicionais gritos de Hurra!

Uma bela viagem, uma bela recepção, uma bela cachaça.

Leia outras Colunas do Agostinho neste link.

Um comentário

  1. Show de Bola! A Associação Esportiva Saco e Maca (popularmente “Saco Mucho”, ficou encantada com a apresentação do Dr. Manoel Agostinho Lima Novo. ADSUMUS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail