Inicio / Destaques / Notícias da Cúpula da Cachaça: rabo de galo, mudanças no Ranking, presidente novo etc…

Notícias da Cúpula da Cachaça: rabo de galo, mudanças no Ranking, presidente novo etc…

Por Dirley Fernandes

Todo encontro da Cúpula da Cachaça, grupo de especialistas no destilado do qual esse editor orgulhosamente participa, é uma grande alegria. Discussões aprofundadas, muita troca de informações, grandes ideia surgindo… Mas o encontro que terminou no domingo passado, em Analândia (SP) foi particularmente interessante. Já conto as novidades, mas antes preciso dizer que a participação de Carlos Lima, do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), e de produtores como Carlos Eduardo Oliveira (Leblon-MG), Lucas Mendes (Tabua-MG), Roberto Brasil (Gouveia Brasil-MG) e Marcelo Nordskorg (Reserva do Nosco-RJ) na primeira sessão aberta que a Cúpula realizou em seus cinco anos de história, deu um brilho todo especial para o evento. Para além do debate, com três horas de aprofundamento em temas dos mais pertinentes, celebramos juntos nosso firme compromisso de valorizar a cachaça e levá-la a um público mais amplo. Isso sem falar no choque de monstros: a oficina de coquetelaria com Leandro Batista, Jean Ponce e Mestre Derivan. Foi um fim de semana incrível, senhores. Vão aí os highlights…

A Cúpula tem novo presidente: é Maurício Maia, cuja inteligência e conhecimento do nosso destilado estão acima de qualquer suspeita. Estaremos tão bem nos próximos dois anos quanto estivemos sob o comando de Milton Lima nesses anos todos. Mão no remo e mete a vela, Maurício!!! A secretaria-geral segue ao encargo de Manoel Agostinho Lima Novo, colunista do Devotos da Cachaça (leia aqui as colunas do especialista).

Mestre Derivan apresentou o projeto Rabo de Galo. A iniciativa, sensacional, é para levar o drinque que saiu da padocas para o balcão dos melhores bartenders do Brasil até a carta da International Bartenders Association (IBA). A Cúpula vai apoiar ativamente o projeto. O Devotos da Cachaça também. O Mestre, ao lado de Leandro Batista e de Jean Ponce comandaram uma oficina de drinques linda, onde o primeiro falou de sua experiência com a caipirinha nas quebradas de Sampa e o segundo de suas experimentações com ingredientes brasileiros.

Leia sobre o trabalho dos amigos Leandro Batista em sua butique de cachaças aqui e Jean Ponce, no excelente Bar Guarita aqui. E mais sobre o Rabo de galo aqui.

A Cúpula vai implementar ações de capacitação e treinamento em cachaça pra turma que rala com o público. Aguardem!

E o Ranking Cúpula da Cachaça, senhores, o grande evento que movimenta o mundo da cachaça de dois em dois anos, terá uma novidade: o resultado só será apresentado em um formato, no qual estarão separadas as cachaças brancas (inox e madeiras neutras) e amadeiradas. Essa é a forma que encontramos para buscar resultados ainda mais transparentes e justos, sem complicar demais o certame, de forma que o resultado só seja compreensível para os muito ‘devotos’. Ao final, entre a primeira de cada categoria, será escolhida a Cachaça do Ano.

Depois, falaremos mais em posts próprios sobre tudo o que saiu da Cúpula. Por enquanto, leiam aqui no site da Cúpula um pouco mais sobre o encontro.

cupula 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail