Inicio / Cachaças de A a Z / O toque de pimenta da cachaça Capim Cheiroso

O toque de pimenta da cachaça Capim Cheiroso

Bem bonita é a garrafa da cachaça Capim Cheiroso. Alongada, elegante, com capacidade para 500 ml, combina com o que vai dentro: uma cachaça de traços marcantes, que tem na remissão à pimenta o seu traço mais característico.

Voltando á garrafa: a ausência de rótulo frontal permite ver uma cachaça de cor bem clarinha, um tom amarelo-palha transluzente e convidativo. A Capim Cheiroso é envelhecida 12 meses em jequitibá. Depois, disso, um lote vai para o envase e é rotulado como Cristal, e outro segue para 12 meses de envelhecimento em tonéis de carvalho americano. Desse lote, sai a Capim Cheiroso Topázio, da qual falaremos nesse post.

cachaca capim cheiroso

O aroma justifica o nome dado à bebida. Realmente, se sente uma forte presença herbal e cítrica, remetendo a capim limão. A presença de álcool é muito suave (o teor alcoólico é e 40%).

Na boca, a primeira impressão é de doçura, a lembrança do coco, mas logo essa sensação é completada pela sensação que se tem ao morder um pequeno pedaço de pimenta do reino recém-moída.  Poucas vezes se vê uma cachaça combinar a suavidade e picância de forma tão equilibrada. É um traço de personalidade que merece ser louvado pelos devotos.

A Capim Cheiroso é produzida em Santa Bárbara, cidade do Circuito do Ouro mineiro, na região mesma em que se iniciou a produção de cachaça em Minas Gerais, no finalzinho do século XVII. Portanto, ela herda e leva adiante, honrando, uma importante tradição.

O projeto nasceu em 2001, mas os primeiros lotes ‘oficiais’ só deixaram a fazenda em 2011. Portanto, é uma cachaça nova no mercado, mas com um futuro promissor pela frente. São quatro variedades (Caipira, descansada em inox, Cristal, no jequitibá, Topázio e Topázio Edição Especial, essa última com três anos em carvalho),

No Cachaça Express, a Capim Cheiroso Topázio sai por razoáveis R$ 67,95. Veja aqui.

Leia mais sobre a história da cachaça mineira aqui.

Conheça outras cachaças da seção Cachaças de A a Z aqui.

Por Dirley Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail