Inicio / Cachaças de A a Z / Weber Haus Bálsamo: a nova e intrigante cachaça da nobre família gaúcha

Weber Haus Bálsamo: a nova e intrigante cachaça da nobre família gaúcha

Por Dirley Fernandes

Uma nova cachaça com a marca Weber Haus é notícia a ser comemorada. A marca gaúcha mantém bons padrões de qualidade nos seus muitos rótulos, é inovadora nas estratégias de marketing e uma das pontas de lança da produção brasileira no mercado internacional. Evandro Weber já levou suas cachaças a 14 dos 50 estados americanos.

A Weber Haus Orgânica Bálsamo é o 19º rótulo diferente dos produtores de Ivoti, sobre o qual falamos mais longamente ainda quando o Devotos era blog (leia).

A Weber Haus Bálsamo não renega a família. É, como outras da linha – em especial a Extra Premium (carvalho) –, uma cachaça sem pudores de ostentar aromas e sabores intensos. É nas trocas com a madeira que esta cachaça que está chegando agora ao mercado aposta e encontra a sua identidade.

Cachaça com muito corpo, de cor mais puxada para o acobreado do que o dourado das congêneres mais tradicionais, a Weber Haus Bálsamo é desabrida e adocicada como fruta madura no nariz. Seu estágio na madeira que fez a fama da produção de Salinas (MG) é de apenas um ano – o suficiente para deixar traços marcantes, característicos, mas também inesperados.

Pouco pungente (38%), de acidez baixa, a Weber Haus Bálsamo tem a adstringência mais domada do que suas primas de bálsamo. Os sabores também são mais graves, menos florais: canela, mel, leite queimado… remissões ao mundo da doçaria prevalecem e se tornam mais intensas a cada passagem pela boca. Aquela picância algo mentolada do bálsamo aparece, mais discreta, no final prolongado.  cachaça Weber Haus bálsamo

Há quem vá se queixar de que os sabores/aromas da Weber Haus Bálsamo se aproximam aos de uma infusão. Não estará de todo errado na avaliação, mas certamente na queixa. Se prefere outro estilo de cachaça, beba outro estilo. A própria casa Weber tem opções a oferecer.

De resto, a proposta da Weber Haus Bálsamo é interessante, coerente e cumprida a contento, ainda que de forma surpreendente. Mas isso só reforça o fato de que é uma cachaça com cara própria, além de muito bem feita e sensorialmente riquíssima.

Por fim, uma questão de comunicação: a Weber Haus Bálsamo é duplamente identificada como “orgânica” na garrafa (com inscrições e um selo). Esse excesso tende a enfraquecer, ao longo do tempo, o sentido de qualquer palavra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail