Inicio / Cachaças de A a Z / Cachaça Engenho D’Ouro: uma parati que está ainda melhor

Cachaça Engenho D’Ouro: uma parati que está ainda melhor

IMG_20160817_181854182Paraty já produz cachaça há mais de 400 anos. A fama da cidade é tanta que “parati” tornou-se verbete de dicionário como sinônimo de cachaça. Isso não significa que a cachaça de Paraty não possa melhorar ainda mais. Pois foi o que aconteceu com um dos rótulos tradicionais do município: a Engenho D’Ouro, mais especificamente com a versão Prata.

A Engenho D’Ouro já era uma cachaça acima de qualquer suspeita. A moça branca é produzida há mais de uma década na majestosa região da Penha, no sopé da Serra do Mar, diante do antigo Caminho do Ouro que ligava Paraty às Minas Gerais. A Engenho é uma das detentoras do selo de “Indicação Geográfica” que o Inmetro concedeu às cachaças do município.

De uns tempos para cá, a versão Prata ganhou um upgrade: o teor alcoólico foi reduzido de 45% para 42% e o ponto de corte da cauda foi elevado. O que isso significa? Que a Engenho Prata continua sendo uma cachaça típica de Paraty, com seu fermento caipira e gostinho picante. Só que ela está mais redondinha, palatável, equilibrada, e mantendo o sabor de cana e o aroma fresco como um passeio na plantação de manjericão pela manhã. A mudança foi uma brilhante decisão do produtor Norival Carneiro, da segunda geração dos Carneiro, do bairro da Penha, cujo patriarca é o honorável Chiquinho Carneiro. A cachaça, que é armazenada em aço inox e, além de pura, é ideal para caipirinhas e coquetéis, pode ser encontrada por preços em torno de R$ 65 em sites como o Umburana.

Em tempo: a Engenho D´Ouro produz também versões em jequitibá e carvalho – e logo falaremos dessas por aqui também -, além das tipicamente paratienses “azuladinha” – aguardente composta com folhas de tangerina – e Gabriela – com cravo e canela, claro. Sem falar de um arak à base de aguardente de cana bem simpático.

Um comentário

  1. Ótima observação. De fato eles mudaram. E outra coisa: o melado que produzem é sensacional.
    Valeu pela matéria!
    Abraço forte como Cachaça
    Thiago Pires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu

Devotos em seu e-mail